O dia que entregamos uma cartilha de videogames ao ex-presidente Lula

A história do Comitê LulaPlay

Lula, o comitê e a cartilha LulaPlay

Lula, o comitê e a cartilha LulaPlay. Foto: Ricardo Stuckert/Instagram

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Neste dia 17 de agosto de 2022, uma quarta-feira, um comitê formado em maio entregou uma cartilha com propostas de políticas públicas e fomento para videogames nas mãos do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, candidato favorito nas pesquisas eleitorais deste ano. A entrega se deu em um evento para microempresários em São Paulo.

Os diálogos no Instituto Lula, que deram origem ao comitê LulaPlay, que este Drops de Jogos faz parte através de seus dois editores, formaram um grupo de 30 profissionais de jogos eletrônicos no Brasil. As discussões envolvendo esses trabalhadores do setor de games, incluindo desenvolvedores, jornalistas, advogados e empresários, deram origem para a cartilha LulaPlay.

O grupo também foi integrado aos comitês de luta da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, mesclando ruas e redes sociais.

O documento gira em torno da indústria, do setor produtivo, e de seu mercado, destrinchando em cinco eixos para criação de políticas públicas para fomento.

Ele adentra na questão da redução de impostos, para melhorar aspectos do consumo e da produção, mas não deixa de incentivar revisões trabalhistas para o fortalecimento dos trabalhadores, a formação de comitês fiscalizadores, o combate ao racismo, a LGBTQfobia, o machismo e os diferentes crimes digitais.

Defende a retomada de incentivos públicos do BNDES e o fortalecimento de atores e de eventos do setor. Diferentes recortes da cartilha fornecem embasamento para ações que busquem o Estado de bem-estar social e que encarem videogames não apenas como entretenimento – e sim como um bem cultural brasileiro.

São múltiplos aspectos abordados. E, do grupo de 30 participantes, 13 assinam a carta.

Foi desta forma que fomos encaminhados pela campanha de Lula para um evento de microempresários. Foi um encaixe na agenda eleitoral do candidato. O encontro com o ex-presidente foi rápido.

LEIA MAIS

1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda

Lula, o comitê e a cartilha LulaPlay

Lula, o comitê e a cartilha LulaPlay. Foto: Ricardo Stuckert/Instagram

No encontro foi reforçado de que games devem ser abordados pelo ex-presidente porque a pauta está sendo sequestrada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo setor ideológico da extrema direita como um meio de doutrinação política. E isso deve ser retomado pelos setores progressistas e democráticos.

O encontro com Lula foi o passo um. O comitê ainda planeja futuras ações para fortalecer o mercado de jogos no Brasil.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Everton R

Como posso baixar a cartilha?

walter lulaa

que bosta