O jogo Trabalho Livre é a segunda produção realizada através do projeto de extensão MPT/Games, convênio de cooperação entre a Facisa e o Ministério Público do Trabalho da Paraíba. Os games demonstram situações e cenários na vida real onde o Trabalho Escravo e o Trabalho Infantil ocorrem, mas a interação com tema se dá de forma lúdica, sem deixar de informar ao jogador como reconhecer essas situações ilegais, fomentando o pensamento e o debate sobre a situação, com leveza e diversão para os jovens.
O game será lançado no estande do Curso de Jogos Digitais da Facisa na BGS, onde o público poderá jogá-lo, receber brindes, cópias dos jogos e material com mais informações sobre a situação do trabalho escravo no país. O Prof. Rodrigo Motta, coordenador do MPT/Games, um dos responsáveis pelo curso e também pelo projeto do jogo, estará presente junto aos alunos Arthur Alysson Brito e Rubens Salvador, também desenvolvedores, e o Procurador do Ministério Público do Trabalho Dr. Marcos Almeida para conversar com o público e mostrar o game e sua importância social no esclarecimento sobre o tema. O profissional também realizará palestra no dia 09 de outubro, à noite, sobre o desenvolvimento dos games, seus aspectos técnicos e a complexidade de tratar de temas relevantes na produção de jogos digitais. "A cada dia os jogos têm uma penetração maior na sociedade e devem começar a tratar de temas relevantes", explicou. "Acreditamos que o impacto de um jogo desses é muito forte, principalmente entre crianças e adolescentes", destacou o professor.
O jogo Trabalho Livre já está disponível gratuitamente na página do MPT/Games.
A Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, acontece entre os dias 08 a 12 de outubro. Informações podem ser obtidas no site do evento.
Veja abaixo o trailer oficial de lançamento do jogo: