A dupla de desenvolvedores de jogos de Pernambuco Pedro Barbosa Queiroz, game designer, e Misael Faustino, ilustrador 3D, foram premiados na última edição do Real Sense App Challenge, da Intel, com um game voltado ao público com deficiência de locomoção. O projeto The Mood Kingdom foi idealizado para atender aos deficientes físicos, que raramente são contemplados com propostas do gênero. O projeto recebeu a menção honrosa Trailblazer Recognotion, oferecida aos desenvolvedores que criaram demonstrações inovadoras, que romperam os limites usuais da interação humano-computador com o RealSense.
Considerado um dos primeiros jogos 3D para deficientes físicos no mundo, o game propõe que o usuário controle a dinâmica no ambiente digital por meio de expressões faciais, a rotação de cabeça ou o piscar de olhos. Para se movimentar no Menu, por exemplo, basta você movimentar a cabeça e olhar ao redor; para selecionar algo, é necessário piscar um olho e o desvio de obstáculos pode ser realizado com a movimentação de para as laterais, além de fazer expressões faciais compatíveis com as encontradas no cenário.
A tecnologia RealSense, da Intel, é composta de câmera de vídeo com reconhecimento de voz, gestos e expressões faciais, e a competição acontece anualmente, premiando os melhores projetos idealizados a partir do sistema.
O game deve ser disponibilizado gratuitamente na rede, mas exige o uso do equipamento da empresa para funcionar.
Abaixo, o vídeo em inglês mostra as funcionalidades do game.
Mais detalhes, com informações do governador
Dá para jogar no navegador
Gostos musicais
Entenda melhor