Desenvolvedores de Pernambuco criam game para deficientes físicos com tecnologia RealSense - Drops de Jogos

Desenvolvedores de Pernambuco criam game para deficientes físicos com tecnologia RealSense

Projeto foi vencedor do Real Sense App Challenge 2015, evento da Intel que premia melhores criações com o sistema.

  • por em 7 de julho de 2015

A dupla de desenvolvedores de jogos de Pernambuco Pedro Barbosa Queiroz, game designer, e Misael Faustino, ilustrador 3D, foram premiados na última edição do Real Sense App Challenge, da Intel, com um game voltado ao público com deficiência de locomoção. O projeto The Mood Kingdom foi idealizado para atender aos deficientes físicos, que raramente são contemplados com propostas do gênero. O projeto recebeu a menção honrosa Trailblazer Recognotion, oferecida aos desenvolvedores que criaram demonstrações inovadoras, que romperam os limites usuais da interação humano-computador com o RealSense.

"Existem muitas pessoas que tem dificuldade motora, ou até que não tem as mãos e braços (tô falando sério aqui) e acredito que eles não tem as mesmas experiências que a grande maioria das pessoas, então vamos dar uma oportunidade para mais pessoas e deixar a RealSense fazer o que ela sabe fazer de melhor … que é ver você", escreveu Pedro Queiroz, também conhecido como Samu, em seu blog de trabalhos pessoais. O projeto pretende oferecer uma experiência confortável a todos interessados. "Quando falo Todos, estou me referindo a incluir até pessoas com atrofia nas mãos, deficiência motora e até amputados, esses que até ontem tinham muito mais dificuldade de interagir com as máquinas", informou o desenvolvedor em texto enviado à redação do Drops de Jogos.

Considerado um dos primeiros jogos 3D para deficientes físicos no mundo, o game propõe que o usuário controle a dinâmica no ambiente digital por meio de expressões faciais, a rotação de cabeça ou o piscar de olhos. Para se movimentar no Menu, por exemplo, basta você movimentar a cabeça e olhar ao redor; para selecionar algo, é necessário piscar um olho e o desvio de obstáculos pode ser realizado com a movimentação de para as laterais, além de fazer expressões faciais compatíveis com as encontradas no cenário.

A tecnologia RealSense, da Intel, é composta de câmera de vídeo com reconhecimento de voz, gestos e expressões faciais, e a competição acontece anualmente, premiando os melhores projetos idealizados a partir do sistema.

O game deve ser disponibilizado gratuitamente na rede, mas exige o uso do equipamento da empresa para funcionar.

Abaixo, o vídeo em inglês mostra as funcionalidades do game.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments