Gamescom 2023. Foto: Divulgação
Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Spcine e IGDA promoveram Meet Up internacional de incubadoras na Gamescom 2023.
A Spcine promove no dia 25 de agosto de 2023, das 11h às 13h do horário local, um encontro internacional de incubadoras e aceleradoras de jogos. A atividade acontece durante a Gamescom em Colônia, na Alemanha.
Como país destaque da feira, a missão brasileira na Gamescom quer apoiar as discussões de fronteira sobre o desenvolvimento do ecossistema de jogos. Portanto, o estado e o município de São Paulo patrocinaram este evento com o apoio da IGDA (International Game Developers Association).
Pedro Zambon e Sho Sato lideraram a atividade. Zambon é consultor de games da empresa paulista de audiovisual Spcine e coordenador da incubadora Spgame_Start. Sho Sato é o fundador da Indie Game Incubator no Japão e coordena os esforços para a fundação de um novo Grupo de Interesse Especial de Incubação na IGDA.
O encontro é dividido em duas partes. Na primeira, convidamos os participantes para uma rodada de apresentações refletindo sobre como as incubadoras podem ajudar a desenvolver ecossistemas de jogos e se tornarem importantes guardiões de estúdios talentosos para a indústria. Na segunda parte, será oferecido um brunch com comida brasileira para networking e conexões.
Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine declara: “A Spcine enxerga com entusiasmo a participação na Gamescom, um ambiente dinâmico e criativo que oferece oportunidades de negócios, networking e formação. Um grande destaque da nossa participação é o encontro de incubadoras e hubs de games de países de vários lugares do mundo. Essa iniciativa pretende ampliar o relacionamento e promover o alinhamento de diretrizes e pautas comuns entre instituições e profissionais internacionais e brasileiros”.
A participação da Spcine na Gamescom conta com a presença de Lyara Oliveira, diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual, e Marcelo Rocha, gerente de Inovação e Políticas do Audiovisual.
São Paulo, como maior hub de games da América Latina, por meio da Spcine, tem o compromisso de conduzir o evento, que pretende dar início a uma rede de cooperação em ferramentas, métodos e conhecimento para apoiar estúdios de desenvolvimento de jogos e promover clusters locais de criação de jogos.
1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo
Gamescom 2023. Foto: Divulgação
Sobre a Spcine e Spcine Game
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
A Spcine Game é a divisão da Spcine voltada para o setor de games e que abarca políticas públicas como a incubadora Spgame_Start, o Spgame_Hub, o Spgame_Lab e editais de fomento. Já a Spgame_Start é a primeira incubadora exclusivamente de jogos do Brasil. Consiste em um programa intensivo de capacitação e acompanhamento de desenvolvimento de projeto, com realização de workshops, mentorias e eventos de networking nacionais e internacionais com agentes da indústria de games.
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Drops debate e revisita Horizon Zero Dawn, de 2017
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Você tá lá, de boa, ouvindo um podcast, abrindo um vídeo ou entrando naquele game…
Emergência Climática foi desenvolvido com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP; os…