O programa Jornal da Cultura, da TV Cultura entrevistou Márcio Filho, presidente da RING, associação regional de devs do Rio de Janeiro sobre a necessidade de regular o setor de desenvolvimento de jogos no Brasil através do Marco Legal dos Games. Márcio disse o seguinte na entrevista.
O apoio do Estado é absolutamente fundamental. Especialmente para um setor que depende de capital intensivo e tem um largo período para trazer retorno econômico e financeiro. É fundamental que o Estado participe com investimentos diretos, subsídios, para uma regulamentação sobre o setor de jogos que permita que a gente tenha uma área estruturada e reconhecida.
O cientista político Leonardo Sakamoto e o economista Gesner Oliveira, ex-presidente da Sabesp, fizeram comentários positivos sobre a proposta logo após a fala de Márcio.
A entrevista foi feita no contexto do lançamento de uma Frente Parlamentar de Games.
De acordo com a Coluna do Estadão: “o Congresso lançará a Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games, em fevereiro, logo após a retomada dos trabalhos do Legislativo. O evento deve contar com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de quatro ministros do governo Lula: André Fufuca (Esportes), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Paulo Pimenta (Secom) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
O grupo contará com 200 deputados e cerca de 20 senadores. O movimento acontece de olho num mercado com potencial no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil, 70,1% dos brasileiros afirmam ter o costume de jogar jogos eletrônicos. Só em 2024, o setor estima uma movimentação de R$ 242 bilhões no mundo, segundo projeções do Statista, divulgadas pelo Sebrae”.
2 – Bem Feito é a Lavender Town creepypasta indie brasileira. Por Pedro Zambarda
Spider-Man 2 simplifica uma boa história no complexo universo da Marvel. Por Pedro Zambarda
O Drops de Jogos em números – por qual razão eles são importantes
Farofeiros conta a história do Drops de Jogos em live
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Para cooperação para devs
Preços bacanas