Chaves é daqueles fenômenos de mídia que desafiam a lógica do mercado: um seriado de humor infantil, que ganhou status de cultura indie e gerou toda sorte de criações, entre bonecos de vinil, animações, games e… Street Chaves, o mais tosco jogo de luta já idealizado com a turma da Vila.
O jogo parece ser quase tão antigo quanto a internet discada e sua versão 1.5A teria sido disponibilizada ainda nos primórdios de 2003, na internet. O site Wikipedia informa que, antes dessa versão, teria havido uma anterior, 1.2G, e o jogo original, Street Chaves 1.0B, programado em "Pascal no Borland Delphi 5 utilizando o componente DelphiX […] e praticamente impossível de encontrá-lo para Download", como descreve a enciclopedia popular online.
Seu criador, conhecido pela alcunha de CyberGamba, formou-se Bacharel em Computação, em 2002, e já produzir criações envolvendo games, a exemplo de "Fainou Faiti", que exibia o autor e seus amigos em imagens que parodiam os golpes do game Final Fight.
CyberGamba sequer acreditava que o jogo pudesse ficar fomoso: "Quando eu fiz o Street Chaves (o primeiro jogo da turma do Chaves), não tinha a menor idéia de que iria fazer esse sucesso. Eu tinha feito o jogo apenas por diversão. A primeira versão do jogo tinha apenas Chaves, Seu Madruga e Chiquinha. Passei essa versão para os meus amigos e eles adoraram, insistiram para eu fazer uma página na internet e colocar todos os jogos que eu fosse fazendo", explicou o desenvolvedor na descontraída entrevista à coluna Chapapo, do site Samba Rio Carnaval.
O desenvolvedor criou ainda outros games, como Super Magro World, Highway Crossing Madruga, Madruga From Mars, Madruga Craft e Chaves Arena, todos criados como paródias a games famosos. As informações sobre estes games podem ser conferidas na página dedicada ao criador no site Gaming Room.
O site The Spriters Resource oferece as imagens utilizadas no game, incluindo as posições de combate de todos os pesonagens da série e os cenários criados por CyberGamba. O game, que tem apenas 11,3MB e é oferecido pelo autor como um projeto freeware, pode ser baixado diretamente através desse link.
Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves, Ruben Aguirre, o Professor Girafales, e toda a turma, marcaram a infância de milhões de brasileiros e Street Chaves é uma singela e justa homenagem a estes artistas.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…