Indústria

Juíza aprova compra da Activision pela Microsoft nos EUA; decisão cabe recurso

Depois de meses de processo na Justiça, uma juíza dos EUA deu o aval para a Microsoft comprar a Activision Blizzard, marcando assim a vitória da companhia do Xbox contra o FTC, que queria bloquear o acordo. Apesar de ser uma grande vitória para a companhia americana, o caso ainda não está encerrado.

O FTC pode recorrer à decisão da corte até o dia 14 de julho. Essa decisão foi divulgada nesta terça (11), com a notícia de que a juíza Jacqueline Scott Corley, que supervisionou o caso, chegou à conclusão de que não vê problemas na compra, negando a liminar solicitada pelo FTC.

Confira a decisão da juíza na íntegra:

“A aquisição da Activision pela Microsoft foi descrito como a maior na indústria de tecnologia. Isso merece escrutínio. Esse olhar minucioso se pagou: a Microsoft se comprometeu, em público e em corte, manter Call of Duty no PlayStation por 10 anos em paridade com o Xbox. Ela fez um acordo com a Nintendo de levar Call of Duty para o Switch. Além disso, fez diversos acordos com muitos serviços de jogos em nuvem para levar conteúdo da Activision. O papel da justiça neste ponto é bem pequeno: apenas decidir se, em luz destas circunstâncias, se a fusão deveria ser interrompida – talvez até bloqueada – enquanto se aguarda a ação a resolução da ação administrativa do FTC. Pelas razões explicadas, a corte chegou à conclusão que o FTC não mostrou evidências de suas afirmações, de que essa fusão vertical nesta indústria específica poderia diminuir substancialmente a concorrência. Pelo contrário, as evidências apresentadas apontam para mais consumidores tendo acesso à Call of Duty e conteúdo da Activision. Desta forma, rejeita-se o pedido de liminar [do FTC]”.

Após a decisão da justiça americana ser publicada, alguns executivos da Microsoft foram às redes sociais comentar sobre a vitória do caso, reforçando que se trata de uma coisa positiva para os consumidores. No Twitter, Phil Spencer disse que está grato à corte dos Estados Unidos e que está comprometido em levar mais jogos para mais pessoas.

Além de Phil Spencer, Brad Smith, presidente da Microsoft, publicou um comunicado também agradecendo à justiça dos EUA e dizendo que “como demonstramos consistentemente neste processo, estamos comprometidos em trabalhar de maneira colaborativa e criativa para resolver preocupações dos órgãos regulatórios”.

Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard, se pronunciou sobre a decisão da corte americana, agradecendo à justiça e dizendo que vai continuar a trabalhar para resolver o impasse no Reino Unido.

LEIA MAIS

1 – Pedro e Paulo Zambarda dão suas impressões sobre One Piece Odyssey e The Legend of Zelda: Tears of Kingdom

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Por que a compra da Activision Blizzard pela Microsoft é a maior da indústria de games? Foto: Reprodução/IGN

Com informações do The Verge e do Flow Games.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Canal Meteoro Brasil aborda Lula sancionando com um veto o Marco Legal dos Games

Assunto que precisa ser mais discutido

35 minutos atrás

Ana Xisdê diz como criar conteúdo de The Sims na internet

Para entender produção de conteúdo

12 horas atrás

O Marco Legal dos Games trata games como cultura

Games também é educação e pode ser usado corretamente por crianças

13 horas atrás

Depois da pandemia, Hideo Kojima anuncia retorno aos eventos no Japão

Ele não ia em eventos japoneses desde a Tokyo Game Show de 2019

17 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!