Indústria

Ao lançar Zeenix, CEO da TecToy atacou a China no X/Twitter e elogiou o país no LinkedIn

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Após o lançamento do PC portátil Zeenix por R$ 2699 na pré-venda, o CEO da TecToy, Valdeni Rodrigues, tirou seu perfil no X/Twitter do ar após a publicação de uma reportagem detalhada neste Drops de Jogos sobre seus posts de militância política de extrema direita, preconceituosos, machistas e eventualmente com ataques à China.

O DJ salvou uma cópia de mais de mil posts, mesmo que ele tenha tirado seu perfil do ar. O Zeenix foi lançado como um white label do dispositivo da China Ayn Loki Zero. É importante lembrar disso ao ler esta reportagem.

Valdeni Rodrigues: Uma coisa sobre a China em uma rede, outra coisa em outra. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

O interessante é que o executivo Valdeni tem outro comportamento na rede social LinkedIn. No post de um ano atrás na rede profissional, o CEO da TecToy deseja “feliz ano novo chinês para amigos chineses e parceiros”. “Sucesso e prosperidade sustentados por paz e tolerância na família e nos negócios”.

Num outro post de LinkedIn, Valdeni Rodrigues faz campanha pelo outubro rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama das mulheres, enquanto ataca as feministas e as fãs da primeira-dama Janja Lula da Silva no X/Twitter.

Um comentário sobre as mulheres em uma rede. Outro comportamento na outra rede. Foto: Reprodução

E há posts de Valdeni Rodrigues, nas eleições de 2022, “pelo Brasil em primeiro lugar”, propondo não discutir diferenças políticas e sim uma “união” no país.

Não parece ser o mesmo comportamento do executivo, que é pessoa pública, no X/Twitter, rede de Elon Musk, onde ele se sente a vontade para fazer sua militância bolsonarista de extrema direita.

Sinofobia

As origens da xenofobia com a China, chamado de sinofobia, remontam o século 19 e o império chinês, sobretudo as guerras do ópio e a grande humilhação que os chineses enfrentaram até a revolução no século 20. Esse preconceito com asiáticos e sobretudo com chineses voltou a ganhar força com o robusto crescimento da economia da China no século 21, gerida por um governo do Partido Comunista Chinês, mas aberta para acordos comerciais com potências capitalistas e com forte investimento industrial.

A pandemia da Covid-19 de 2020 até 2022 reforçou ainda mais globalmente o preconceito contra os amarelos, afetando diretamente países da Ásia. Mas a China foi uma das nações mais atingidas.

O discurso preconceituoso foi incorporado pela ideologia da extrema direita nacionalista, sobretudo com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, reforçando um mercado de fake news sobre a China em diferentes territórios.

No Brasil, são os bolsonaristas que adotam o discurso anti-China e pró-Estados Unidos.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Brasil Game Show 2025 vende ingressos com 45% de desconto em Black Friday

Público já pode garantir um lugar na 16ª BGS a preços promocionais; a maior feira…

2 horas atrás

CEO da TecToy apaga X/Twitter após reportagem sobre Zeenix; Drops Jogos salvou as mensagens

CEO fez posts preconceituosos e problemáticos no lançamento do Zeenix

5 horas atrás

CEO da TecToy ataca mulheres e dá show de fake news no lançamento do Zeenix [EXCLUSIVO]

APURAÇÃO EXCLUSIVA do lançamento do Zeenix no Drops de Jogos

8 horas atrás

ABRAGAMES na direção certa. Por Pedro Zambarda

Mudanças que podem melhorar a cena brasileira de jogos indie

12 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!