Indústria

ByteDance, dona da TikTok, demite mais de 100 e vai encerrar negócios de games

ByteDance, empresa chinesa proprietária do aplicativo TikTok, vai demitir centenas de funcionários de seu setor de jogos e encerrar as atividades de seu principal estúdio de games, o Nuverse, saindo assim deste segmento. A empresa estuda ainda vender títulos já lançados, numa guinada após ter se aventurado neste mercado de games no pós-pandemia.

O recuo da ByteDance aponta uma vitória para sua rival Tencent, que domina este mercado na China. Entre os estúdios que a ByteDance deve vender está o Moonton, comprado em 2021 por US$ 4 bilhões e conhecido pelo jogo Mobile Legends: Bang Bang.

A empresa, fundada há pouco mais de uma década, se tornou um líder global na internet graças aos seus vídeos virais do TikTok e do Douyin, aplicativo similar usado na China. ByteDance tem valor de mercado superior a US$ 200 bilhões. Eu, Pedro Zambarda, trabalhei com eles aqui no Brasil no aplicativo de notícias chamado TopBuzz, hoje descontinuado.

No segmento de games, a companhia comprou estúdios e direitos exclusivos de distribuição de títulos. Seu maior sucesso nesta empreitada foi o jogo para celular de RPG de ação Crystal of Atlan. No mercado internacional, distribui o popular jogo de cartas Marvel Snap, do estúdio americano Second Diner.

ByteDance diz que vai se concentrar nos seus negócios principais de vídeos curtos e e-commerce. Recentemente, a empresa também recuou de outra investida, demitindo quase um quarto de seus funcionários que atuam na sua divisão de realidade virtual, a Pico.

A Tencent, por sua vez, permanece como a líder incontestável do setor de games na China. A empresa, que se beneficia do enorme tráfego de usuários por meio de seu serviço de mensagens, o WeChat (similar chines ao WhatsApp, porém com muitas outras funcionalidades, como pagamento instantâneo), acumulou uma grande biblioteca de títulos tanto na China quanto no exterior por meio de aquisições. Tencent, na verdade, é considerada a maior empresa de videogames, na frente da Sony.

Com informações da Bloomberg.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

ByteDance. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

ExitLag anuncia campanha de Black November em parceria com outras marcas

Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…

4 minutos atrás

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

1 hora atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

1 hora atrás

Fatec São Caetano participa do ‘Games for Change’ América Latina 2024

Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…

2 horas atrás

Seus desafetos podem ver seus posts no X mesmo bloqueados

Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!