ByteDance, dona da TikTok, demite mais de 100 e vai encerrar negócios de games

Layoff na concorrente da Tencent

ByteDance. Foto: Divulgação

ByteDance. Foto: Divulgação

ByteDance, empresa chinesa proprietária do aplicativo TikTok, vai demitir centenas de funcionários de seu setor de jogos e encerrar as atividades de seu principal estúdio de games, o Nuverse, saindo assim deste segmento. A empresa estuda ainda vender títulos já lançados, numa guinada após ter se aventurado neste mercado de games no pós-pandemia.

O recuo da ByteDance aponta uma vitória para sua rival Tencent, que domina este mercado na China. Entre os estúdios que a ByteDance deve vender está o Moonton, comprado em 2021 por US$ 4 bilhões e conhecido pelo jogo Mobile Legends: Bang Bang.

A empresa, fundada há pouco mais de uma década, se tornou um líder global na internet graças aos seus vídeos virais do TikTok e do Douyin, aplicativo similar usado na China. ByteDance tem valor de mercado superior a US$ 200 bilhões. Eu, Pedro Zambarda, trabalhei com eles aqui no Brasil no aplicativo de notícias chamado TopBuzz, hoje descontinuado.

No segmento de games, a companhia comprou estúdios e direitos exclusivos de distribuição de títulos. Seu maior sucesso nesta empreitada foi o jogo para celular de RPG de ação Crystal of Atlan. No mercado internacional, distribui o popular jogo de cartas Marvel Snap, do estúdio americano Second Diner.

ByteDance diz que vai se concentrar nos seus negócios principais de vídeos curtos e e-commerce. Recentemente, a empresa também recuou de outra investida, demitindo quase um quarto de seus funcionários que atuam na sua divisão de realidade virtual, a Pico.

A Tencent, por sua vez, permanece como a líder incontestável do setor de games na China. A empresa, que se beneficia do enorme tráfego de usuários por meio de seu serviço de mensagens, o WeChat (similar chines ao WhatsApp, porém com muitas outras funcionalidades, como pagamento instantâneo), acumulou uma grande biblioteca de títulos tanto na China quanto no exterior por meio de aquisições. Tencent, na verdade, é considerada a maior empresa de videogames, na frente da Sony.

Com informações da Bloomberg.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

ByteDance. Foto: Divulgação

ByteDance. Foto: Divulgação

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments