Emails entre os chefes da Valve, proprietária do Steam, e da Epic Games Store foram divulgados em um processo judicial em andamento. Segundo o GameDiscoverCo, o processo entre a Valve e a Wolfire Games – que alega que a Valve usa o domínio do Steam para controlar os preços dos jogos no espaço de games para PC – mostrou um punhado de mensagens reveladoras.
O chefe da Epic Games, Tim Sweeney, e o chefe da Valve, Gabe Newell, conversaram por volta de dezembro de 2018. Sweeney expressou preocupação com a economia das taxas da plataforma de 30% do Steam, que ele disse não serem mais justificáveis. Mas foi a adição de uma mudança de royalties em escala móvel pela Valve que reduziu o corte da empresa criadora de Half-Life em jogos triplo AAA, e a crescente raiva da Epic em relação à App Store, que levou Sweeney ao limite.
Escrevendo em um email enviado a Erik Johnson e Newell da, Sweeney disse:
“No final desta semana, escalaremos uma conversa com a Apple na qual um governo autoritário (não a China) está exigindo que a Epic altere Fortnite no iOS ou a Apple irá bloqueá-lo, e responderemos com um memorando sobre os direitos humanos que seriam violados por qualquer ação.
Recusaremos e pediremos à Apple que continue a vender o Fortnite ou que permita que a Epic o distribua diretamente aos clientes por meio de um certificado empresarial e aumente conforme necessário. O Fortnite é consistentemente o jogo mais baixado no iOS.
Portanto, a questão das plataformas abertas e da economia das lojas estará em primeiro lugar nas mentes dos executivos da Apple esta semana. Acredito que o melhor resultado pode ser alcançado se a Apple concluir rapidamente que a combinação de um monopólio da loja de aplicativos e taxas de 30% é insustentável, e que abrir o iOS é a melhor estratégia de stop-loss.
Neste momento, vocês, idiotas, estão dizendo ao mundo que os fortes e poderosos recebem condições especiais, enquanto 30% são para as pessoas pequenas. Todos nós teremos um período prolongado de batalha se a Apple tentar manter seu monopólio e os 30% cortando acordos de bastidores com grandes publicadoras para mantê-las caladas.
Por que não oferecer a TODOS os desenvolvedores um negócio melhor? Qual a melhor maneira de convencer rapidamente a Apple de que seu modelo agora é totalmente insustentável?”
O COO da Valve, Scott Lynch, encaminhou este email para Newell e Johnson, dizendo: “Você está louco, cara?”
CEO da Wolfire Games, David Rosen, está liderando a ação coletiva que representa os desenvolvedores de jogos contra a Valve, dizendo que sua motivação é que “jogadores e desenvolvedores de jogos estão sendo prejudicados pela conduta da empresa”.
Enquanto isso, mais de cinco anos depois de enviar o e-mail dos “idiotas”, a guerra de Sweeney com a Apple pelo controle de aplicativos em iPhones não dá sinais de acabar. Haja processo na Justiça.
Com informações do IGN.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.