CEO da Epic Games mandou email para Gabe Newell chamando funcionários do Steam de "idiotas" - Drops de Jogos

CEO da Epic Games mandou email para Gabe Newell chamando funcionários do Steam de “idiotas”

Baixaria e processo na Justiça

Valve versus Epic. Foto: Reprodução

Valve versus Epic. Foto: Reprodução

Emails entre os chefes da Valve, proprietária do Steam, e da Epic Games Store foram divulgados em um processo judicial em andamento. Segundo o GameDiscoverCo, o processo entre a Valve e a Wolfire Games – que alega que a Valve usa o domínio do Steam para controlar os preços dos jogos no espaço de games para PC – mostrou um punhado de mensagens reveladoras.

O chefe da Epic Games, Tim Sweeney, e o chefe da Valve, Gabe Newell, conversaram por volta de dezembro de 2018. Sweeney expressou preocupação com a economia das taxas da plataforma de 30% do Steam, que ele disse não serem mais justificáveis. Mas foi a adição de uma mudança de royalties em escala móvel pela Valve que reduziu o corte da empresa criadora de Half-Life em jogos triplo AAA, e a crescente raiva da Epic em relação à App Store, que levou Sweeney ao limite.

Escrevendo em um email enviado a Erik Johnson e Newell da, Sweeney disse:

“No final desta semana, escalaremos uma conversa com a Apple na qual um governo autoritário (não a China) está exigindo que a Epic altere Fortnite no iOS ou a Apple irá bloqueá-lo, e responderemos com um memorando sobre os direitos humanos que seriam violados por qualquer ação.

Recusaremos e pediremos à Apple que continue a vender o Fortnite ou que permita que a Epic o distribua diretamente aos clientes por meio de um certificado empresarial e aumente conforme necessário. O Fortnite é consistentemente o jogo mais baixado no iOS.

Portanto, a questão das plataformas abertas e da economia das lojas estará em primeiro lugar nas mentes dos executivos da Apple esta semana. Acredito que o melhor resultado pode ser alcançado se a Apple concluir rapidamente que a combinação de um monopólio da loja de aplicativos e taxas de 30% é insustentável, e que abrir o iOS é a melhor estratégia de stop-loss.

Neste momento, vocês, idiotas, estão dizendo ao mundo que os fortes e poderosos recebem condições especiais, enquanto 30% são para as pessoas pequenas. Todos nós teremos um período prolongado de batalha se a Apple tentar manter seu monopólio e os 30% cortando acordos de bastidores com grandes publicadoras para mantê-las caladas.

Por que não oferecer a TODOS os desenvolvedores um negócio melhor? Qual a melhor maneira de convencer rapidamente a Apple de que seu modelo agora é totalmente insustentável?”

O COO da Valve, Scott Lynch, encaminhou este email para Newell e Johnson, dizendo: “Você está louco, cara?”

CEO da Wolfire Games, David Rosen, está liderando a ação coletiva que representa os desenvolvedores de jogos contra a Valve, dizendo que sua motivação é que “jogadores e desenvolvedores de jogos estão sendo prejudicados pela conduta da empresa”.

Enquanto isso, mais de cinco anos depois de enviar o e-mail dos “idiotas”, a guerra de Sweeney com a Apple pelo controle de aplicativos em iPhones não dá sinais de acabar. Haja processo na Justiça.

Com informações do IGN.

Valve versus Epic. Foto: Reprodução

Valve versus Epic. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments