Indústria

EXCLUSIVO: Responsável pelo fiasco com Zeenix, dona da TecToy tem três outras empresas no mesmo endereço

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Valdeni, apague agora a sua conta no X”, diz o empresário, com voz dura, em uma reunião tensa, na sede da TecToy em São Paulo. A reunião entre Valdeni Rodrigues, CEO da empresa, e seu irmão Gilberto Rodrigues Novaes foi descrita como “tensa e definitiva”.

Zeenix, o PC portátil da TecToy. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de JogosZeenix, o PC portátil da TecToy. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Zeenix, o PC portátil da TecToy. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Essa apuração realizada por este Drops de Jogos começou na Gamescom Latam 2024 e mostra muitos possíveis problemas na empresa que está no imaginário da cena brasileira de jogos como responsável pelo Mega Drive, pelo Master System e pela representação da SEGA em nosso país.

Os irmãos Valdeni Rodrigues, TecToy, e Gilberto Novaes, da Transire. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de JogosOs irmãos Valdeni Rodrigues, TecToy, e Gilberto Novaes, da Transire. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Os irmãos Valdeni Rodrigues, da TecToy, e Gilberto Novaes, da Transire. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

A conversa dura se deu após o dia 27 de novembro de 2024, repercutindo uma reportagem publicada por este DJ.

No nosso texto, Valdeni Rodrigues, executivo com experiência em empresas como IBM, Compuware, PTC e MSC, aparece em posts na rede X/Twitter com mensagens machistas, atacando a China e o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar e estrelado por Fernanda Torres. A TecToy está comercializando o computador portátil Zeenix.

O Zeenix trata-se de um white label, uma réplica autorizada, do dispositivo chinês Ayn Loki Zero. Ou seja, as mensagens de Valdeni, além de extrema direita, bolsonaristas e preconceituosas, provocaram danos ao negócio.

E o relato dessa reunião tensa de bastidores mostra quem realmente manda dentro da TecToy.

Quem é o verdadeiro dono da TecToy?

Gilberto “Giba” Rodrigues Novaes, o verdadeiro chefe. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Gilberto Rodrigues Novaes, o “Giba”, é o verdadeiro dono da TecToy. As pessoas que trabalham na empresa dizem que é ele quem realmente lida com o dia a dia, toma as decisões que são mais sensíveis, exercendo uma gestão que mostra as relações políticas que ele tem no estado do Amazonas e, sobretudo, em Manaus.

Giba tem até uma sala própria.

Valdeni, embora CEO, obedece às orientações do irmão. Por isso, assim que Giba determinou, sua conta na rede social foi retirada do ar. E iniciou-se dentro da TecToy uma corrida para tentar arrumar uma enorme crise de reputação, enquanto a reportagem do Drops de Jogos era repercutida no portal Terra, no Tecmundo, no Omelete e em diversos sites, além dos YouTubers.

A TecToy é gerida pelos irmãos porque ela foi adquirida em 2019. Não é, portanto, a mesma empresa do empresário Stefano Arnhold, que deixou a tecnologia para investir em cacau no Pará e em iniciativas ambientais. Não tem nada a ver com o Mega Drive e nem com o Zeebo.

E a empresa que comprou a TecToy chama-se Transire. Grupo Transire. Em atividade desde 2009 e com serviços de máquinas de pagamento para clientes como PagSeguro, Stone e Safra. Muitos desses trabalhos em parceria com companhias chinesas.

E eis que surge um labirinto de empresas.

Gilberto Novaes representa a Transire: gestão dos negócios do grupo é centralizada. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Quatro empresas em sedes no mesmo endereço

A TecToy está localizada, após a aquisição, na rua Fernando de Albuquerque, perto do Shopping Frei Caneca e da estação Consolação de metrô. O problema? Outras três empresas estão nos mesmos endereços, seja sede ou filial.

Estão, junto da TecToy: Transire, de pagamentos, dona do grupo, e a Amazonas Inovare, software. A Victum, empresa administrativa, de RH, está na Rua Santa Monica, em Cotia, interior de São Paulo, onde está uma filial da Transire e também da TecToy.

Endereço da TecToy. Foto: Reprodução

O endereço da Amazonas Inovare: mesmo endereço da TecToy em São Paulo. Foto: Reprodução

Transire Serviços e Victum: Mesmos endereços em Cotia, São Paulo. Dados do LinkedIn e do Serasa. Foto: Reprodução

Essas mesmas empresas possuem subsidiárias em Manaus. No Amazonas, a Victum está na Avenida Mário Ypiranga e a Amazonas Innovare está na Avenida Mário Andreazza. 

As duas empresas estão há 15 minutos de distância. Estão no Distrito Industrial que abriga a maior parte das fábricas da Zona Franca de Manaus.

A distância curta entre as filiais das empresas do Grupo Transire no Amazonas. Foto: Reprodução/Google Maps

O que é dito é que essas subsidiárias foram colocadas no estado do Amazonas para usufruir da Lei nº 8.387/1991, a Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. A Amazonas Inovare se beneficia de incentivos fiscais para desenvolvimento tecnológico.

As companhias têm sedes próximas, muitas vezes no mesmo endereço, para buscar incentivos tributários? E qual é a lógica de uma empresa de maquininhas de cartão de crédito e débito estar na mesma sede de uma empresa de videogames?

Inexperiência e negócios misturados

Recentemente circulou a notícia de que a equipe de marketing pediu demissão da divisão Zeenix da TecToy. A versão lite do PC portátil foi anunciada por R$ 3299, o que repercutiu muito mal. Em seguida, o Drops de Jogos publicou as mensagens escandalosas do CEO Valdeni, o irmão de Giba, o verdadeiro coordenador da empresa.

Enquanto o Zeenix rendia publicidade positiva, a Transire tinha até um perfil misturando os dois negócios, chamado TecToy Automação no Instagram. Com a reputação manchada, as empresas descontinuaram esse cadastro que divulgava o Transire Day, evento de automação, para voltar a centrar na marca Transire.

“TecToy Automação”, que divulgava o evento corporativo Transire Day, virou só Transire mesmo. Foto: Reprodução/Instagram

A bagunça de endereços iguais e da atuação das empresas mostra que existia uma gestão completamente amadora para tocar um negócio de videogames, seja em hardware ou software. O preço divulgado não levou em consideração os gadgets importados mais em conta, frustrando consumidores que enxergavam potencial em uma empresa nacional que sempre morou no imaginário dos brasileiros.

Com repercussão internacional na Gamescom Latam, o Zeenix  da Tectoy teve mais impacto do que a Nintendo no evento nacional e poderia ter sido o sucesso do ano por um preço menos salgado.

Mas a Transire simplesmente sufocou o projeto, enquadrando a TecToy e o Zeenix como se fosse uma empresa startup. E quando seu CEO foi flagrado com mensagens controversas, a empresa nunca respondeu a imprensa e a repercussão online do caso.

Aparentemente, o grupo gerido por Giba foi completamente amador na condução de todo o processo.

Valdeni Rodrigues, o CEO da TecToy. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Outro lado

O Drops de Jogos buscou contato com Gilberto Rodrigues Novaes, o Giba, e fizemos essas perguntas:

1 É verdade que você tinha uma sala para coordenar as atividades da TecToy e orientava seu CEO, Valdeni Rodrigues?

2 É verdade que os tuítes de Valdeni arranharam a reputação da TecToy e você o orientou a apagar as mensagens?

3 Por que a Transire tem sede no mesmo endereço da TecToy em São Paulo e as empresas do grupo possuem sedes iguais ou próximas em cidades como Cotia e Manaus?

4 Tem algo que eu não perguntei e você gostaria de acrescentar?

Drops de Jogos buscou também a comunicação com os seguintes questionamentos:

1 O Zeenix Pro terá preço anunciado quando?

2 A campanha de marketing dos modelos Zeenix foi errática? Por quê?

3 Por que o CEO Valdeni Rodrigues nunca respondeu sobre suas mensagens no X/Twitter?

4 Tem algo que eu não perguntei e você gostaria de acrescentar?

Até o momento, não recebemos respostas. A reportagem será atualizada se houver alguma atualização.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Ver Comentários

  • Você realmente tem q politizar tudo hein? "Extrema direita" "bolsonarista" ah, criem vergonha na cara, vai militar no raio que o parta

    • Mas foi o principal motivo, quando saiu a notícia do valdeni, sobre o golpe, as críticas ao filme ainda estou aqui, e os comentários machistas (ainda nem tinha vazado a denúncia de abuso) vários influences simplismente abandonaram o barco antes mesmo de receber o zeenix (vide alanzoka e brino)... E alguns começaram inclusive a falar mal... Ao ponto de empresas como 8bitdo cancelar parceria(não é confirmado, mas a tectoy deixou de produzir os 3 produtos da 8bits)

      • Vocês tem que parar de pagar pau pra influencer, eles tão nem aí pra vocês. Um desses que você citou ganhou a vida fazendo propagando de BET mudando conteúdo, ta cagando pros besta que segue.
        E esse filme aí é pura lorota

    • - Giba faz negócios com empresas chinesas, e o poste dele arriscou afundar tudo com esses sermões
      - O grupo do Giba, aparentemente, explora incentivos fiscais pra se manter solvente
      - O Zeenix ficou CARO DEMAIS pra ser viável, só como a cereja do bolo

      Mas claro, é "militância" porque você leu um palavrão. Segue tua vida e deixa a gente grande trabalhar.

    • Chora mais bolsonarista, seu mito vai ser preso e a noticia ta certa, todo bolsonarista tem q ser exposto por apoiar o pior bandido e genocida a subir no poder na América do Sul

    • A esquerda são os NAZISTAS do futuro
      Odeiam Israel
      E Lula já deu entrevista dizendo admirar Hitler.
      Não é fake pode procurar. Saiu ate no uol e folha.
      Digitem... Lula disse admirar hitler

  • Agora começou a polícia do pensamento como num pesadelo Orwelliano, politicamente correto e cancelamento. Entro num ambiente supostamente dedicado a jogos pra procurar algo relevante ao Zennix além de um começo que mais parece de um bloguete ideológico de esquerda, a continuação parece mais um inquérito policial. Se a intenção é limar os caras, parabéns. Mas muda esse nome aí porque jogos? Parece blog de outra coisa.

    • A imprensa ja era cara, decenos nós mesmos buscarmos a informação.
      Por isso querem regulamentar as redes. Para um lado só ter o poder de dizer o que é verdade. Era asssim antes.... Era só globo ditando verdades e uol e Veja.
      A mentira não se sustenta

  • Quando eu clico numa matéria de jogos, eu quero ler sobre jogos. Se X ou Y é bolsonarista, petista, esquerdista ou direitista isso não interessa a mim como leitor.
    Desalugue o apê que Bolsonaro alugou na tua mente e faça uma matéria um pouco mais profissional.
    No mais, obrigado pela informação.

  • Como manauara e por ter acompanhado a história da Tec Toy fico decepcionado com a forma que a Transire conduziu o projeto Zeenix. Havia grande expectativa na comunidade dev local pois a Universidade do Estado do Amazonas seria parceira no desenvolvimento de software e jogos para o aparelho, dando visibilidade aos talentos locais. Infelizmente, esta iniciativa não recebeu a devida importância pela empresa-mãe e agora não sabemos se os acordos firmados serão cumpridos.

    Mais uma vez, o empresariado brasileiro acaba com sonhos e atrasa o próprio desenvolvimento cultural e tecnológico do país apenas para buscar o lucro fácil e rápido.

    Não à toa o CEO é bolsominion.

  • Mermão tem gente que simplesmente não consegue tirar o p4u do condenado da boca, superem ele já perdeu tem 2 anos..

  • Quem escreveu essa matéria tem jeito esquerdinha petista porco, ao mencionar nome de político de direita. Vergonha alheia, não mistura política com games seu imbecil.

  • Cara, quando abro uma matéria para ler sobre o Zeenix e seu fracasso na nova Tec Toy, me deparo com um militante de partido corrupto falando termos wokes como "machismo" , "Bolsonarismo". Só mostra quanto essa midia lixo de esquerda até no meio gamer mete o bico. Sua bichona fumadora de maconha , games e política não se misturam.

Posts Recentes

5 produtos que nasceram como piadas do Dia da Mentira

O pior dia do ano deu vida a muita coisa boa

50 minutos atrás

Quaquá anuncia reforço à segurança pública de Maricá

Medida acompanha crescimento urbano do município, inclui programa de treinamento especializado aos profissionais e uso…

8 horas atrás

Ubisoft + Tencent: subsidiária parece um plot twist de Sucession

Movimento é visto como surpreendente pelo mercado, e pode atrapalhar os planos de uma venda…

9 horas atrás

IA é a nova estética do fascismo, diz jornalista britânico

Inteligência artificial e extrema direita

9 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!