Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
O Drops recebeu em setembro a informação que a Side São Paulo, antiga PTW, promoveu demissões. Segundo o site The Gaming Era em 27 de maio de 2025, a Side, multinacional de origem japonesa prestadora de serviços para o mercado de desenvolvimento de jogos, inaugurou um estúdio no Brasil, mais especificamente em São Paulo, no bairro do Butantã.
Na época foi a primeira estrutura da empresa – antes conhecida como PTW – no Brasil. A expectativa da companhia era criar cerca de 100 vagas de trabalho em áreas como controle de qualidade (QA), arte e codesenvolvimento ao longo dos próximos meses.
Os planos não foram bem como esperado. A empresa promoveu 15 demissões nos Estados Unidos e seis no Brasil, de acordo com as fontes do Drops. A empresa estava trabalhando com a Nintendo. Mais demissões devem ocorrer em nosso país.
É a terceiro onda grande de demissões em aproxidamente dois anos de existência da Side São Paulo. O primeiro foi no fim de 2023, o segundo foi também no fim do ano passado.
Em março desse ano a Side global adquiriu a empresa Ghostpunch americana. A compra ocorreu com promessa de projetos na área de co dev. Só que nenhum projeto foi aprovado e os funcionários foram cortados.
Não entramos no assunto agora. Em abril de 2024, o Drops noticiou que a Pole to Win cortou cerca de 20 funcionários. A empresa abriu em terras brasileiras empregando mais de 100 profissionais de diferentes áreas.
Na Índia, na mesma época, a empresa cortou 45 vagas em Bangalore.
Sinais de crise. A empresa trabalhava com Blizzard, Capcom e Sega.
A reportagem abre espaço para ouvir o lado da Side São Paulo. Caso a gente seja contatado, publicaremos o outro lado aqui.
Chefão da Bethesda confirmou que pensa em fazer uma adaptação de Elder Scrolls, mas projeto…
Kurakasis aponta sobre um "grande anúncio" envolvendo um jogo de Star Wars com "Old Republic…
Diversos dicionários já definiram suas palavras do ano para 2025, e todas refletem as piores…
Após trinta anos de trabalho com a franquia Tekken, Katsuhiro Harada anunciou sua saída da…