Indústria

O silêncio ensurdecedor da TecToy sobre seu CEO. Por Pedro Zambarda

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

No dia 27 de novembro de 2024, o Drops de Jogos publicou a seguinte reportagem: “CEO da TecToy ataca mulheres e dá show de fake news no lançamento do Zeenix“. O texto detalhado sobre o comportamento do executivo Valdeni Rodrigues como militante de extrema direita nas redes sociais foi redigido com alguns cuidados.

O fato do senhor Valdeni defender uma ideologia diferente da minha não fundamenta a minha reportagem. Ele pode defender o capitalismo, pode defender qualquer tipo de ideologia e isso foi levado em conta tanto que nenhum post dele sobre o presidente Lula, o ministro Haddad ou o YouTuber Felipe Neto entrou na seleção de mensagens.

O fundamento da denúncia é a defesa de ideologia de extrema direita, ataque ao Supremo Tribunal Federal – tese golpista que foi espalhada em uma tentativa de golpe recente -, ataque aos chineses, seu parceiro comercial, e, sobretudo, o ataque às mulheres e às mulheres feministas, enquadradas pelo senhor Valdeni como ideológicas da esquerda (algo que não é sequer verdade).

O outro fundamento da reportagem é que o CEO de uma empresa como a TecToy, que existe desde 1987 e mora no imaginário de inúmeros brasileiros gamers, precisa ter uma postura pública digna. Seu principal executivo precisa ter um posicionamento condizente com o cargo que ele ocupa.

A empresa já enfrenta uma crise de imagem com o preço do seu PC portátil Zeenix. E agora aprofunda sua crise ao não responder corretamente este Drops de Jogos.

A nossa reportagem foi publicada às 18h43 do dia 27 de novembro. No mesmo dia, às 18h31, um email foi enviado para a equipe de assessoria do Zeenix, com a disposição para ouvir o outro lado e levando seis perguntas.

Publicada a reportagem, Valdeni apagou sua conta no X/Twitter. Felizmente salvamos suas mensagens.

No dia seguinte, a assessoria do Zeenix esclareceu que essas dúvidas sobre o CEO da TecToy deveriam ser esclarecidas diretamente com a empresa. No dia 28 de novembro de 2024, às 18h42, as mesmas perguntas foram encaminhadas para a assessoria da TecToy, que tem acesso direto ao presidente.

Em nenhuma das ocasiões tivemos qualquer esclarecimento.

Talvez a esperança da TecToy seja que seus executivos não sejam cobrados por seu posicionamentos públicos. Eu, publicamente, declaro minhas preferências culturais, políticas e arco com as consequências do que expresso.

Seria interessante que executivos desse calibre tivessem a mesma maturidade profissional.

O espaço segue aberto para manifestações.

Valdeni Rodrigues. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!