O site de notícias científicas Phys divulgou um estudo feito com 50 jogos e mais de 13 mil personagens que revela uma diferença enorme nos diálogos entre as figuras masculinas e femininas. Eles falam o dobro se comparados com elas em 94% dos games, inclusive em títulos com protagonistas femininas.
Essa pesquisa foi publicada na revista Royal Society Open Science e foi liderado pela Dra. Stephanie Rennick, da Universidade de Glasgow, e pelo Dr. Seán G. Roberts, da Universidade de Cardiff. Você pode acessar o documento completo neste link.
Mais dados:
Os pesquisadores aplicaram o “teste de Bechdel”, que não é oficial. Se trata de um exercício aplicado em filmes e séries (mas que também está sendo inserido em outras produções). São ao todo três pontos:
Muitas obras não “passam no teste”. Segundo o estudo, parece muito comum que games também não tenham interação de personagens femininas que não sejam sobre romance ou um personagem masculino. Algumas grandes obras como a trilogia de O Senhor dos Anéis, Ratatouille, Avatar, Os Vingadores também não passam no teste de Bechdel.
Esse estudo também confirmou que dentre os 13 mil personagens, apenas cerca de 30 apresentam um gênero distinto de masculino ou feminino, embora este não seja o seu enfoque.
Com informações do IGN Brasil.
Live no canal de Bemvindo Sequeira aborda jogos não-violentos
Drops de Jogos. Ano Oito. Por Pedro Zambarda
Programa Drops de Jogos celebra oito anos do site
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade
Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…
Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…
Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers
Ele não cansa de passar vergonha