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Estudo aponta que personagens masculinos falam duas vezes mais do que os femininos nos videogames

O site de notícias científicas Phys divulgou um estudo feito com 50 jogos e mais de 13 mil personagens que revela uma diferença enorme nos diálogos entre as figuras masculinas e femininas. Eles falam o dobro se comparados com elas em 94% dos games, inclusive em títulos com protagonistas femininas.

Essa pesquisa foi publicada na revista Royal Society Open Science e foi liderado pela Dra. Stephanie Rennick, da Universidade de Glasgow, e pelo Dr. Seán G. Roberts, da Universidade de Cardiff. Você pode acessar o documento completo neste link.

  • Foram levados em consideração 50 jogos (todos RPGs)
  • Mais de 13 mil personagens desses mesmos games
  • Em 94% dos jogos os personagens masculinos falam mais
  • Personagens masculinos falam o dobro (em média)
  • Em apenas 3 dos 50 jogos, os diálogos de personagens femininas está acima de 50%
  • Até mesmo jogos com protagonistas femininas, como Final Fantasy X-2 e King’s Quest VII, apresentaram índice de diálogos masculinos maiores
  • Mesmo em jogos no qual você escolhe o gênero do avatar protagonista, escolhe diálogos (e muda a história) existe uma discrepância nos diálogos com personagens masculinos, que são maiores e mais completos
  • Isso afeta personagens primários e secundários, incluindo NPCs

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Control. Foto: Divulgação

  • Personagens femininas falam pouco com outras figuras femininas
  • Quando personagens femininas iniciam um diálogo, quase sempre existe um personagem masculino em cena participando
  • Os diálogos das personagens femininas são majoritariamente sobre um personagem masculino

Os pesquisadores aplicaram o “teste de Bechdel”, que não é oficial. Se trata de um exercício aplicado em filmes e séries (mas que também está sendo inserido em outras produções). São ao todo três pontos:

  • A obra possui duas ou mais personagens femininas que possuem nome?
  • As personagens interagem entre si?
  • O diálogo é algo que não seja um personagem masculino ou um romance?

Muitas obras não “passam no teste”. Segundo o estudo, parece muito comum que games também não tenham interação de personagens femininas que não sejam sobre romance ou um personagem masculino. Algumas grandes obras como a trilogia de O Senhor dos Anéis, Ratatouille, Avatar, Os Vingadores também não passam no teste de Bechdel.

Esse estudo também confirmou que dentre os 13 mil personagens, apenas cerca de 30 apresentam um gênero distinto de masculino ou feminino, embora este não seja o seu enfoque.

Com informações do IGN Brasil.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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