Drops de Jogos. Ano Oito. Por Pedro Zambarda

Ano de entrevistas internacionais, coberturas internacionais e de participação ativa no cenário brasileiro

John Romero sendo premiado na GDC 2023

John Romero sendo premiado na GDC 2023. Foto: Érika Caramello/Drops de Jogos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Numa manhã de dezembro de 2022, fui surpreendido por uma mensagem no Direct do Instagram. “Sim, tenho interesse. Me mande um email”. Era John Romero, criador do jogo Doom, pioneiro dos games de tiro e um dos ícones da minha geração. Se Nolan Bushnell, o criador da Atari, era ícone da geração do meu amigo e sócio Kao Tokio (e que ele entrevistou), Romero é certamente um dos cinco nomes mais influentes da indústria para quem nasceu em 1989 – meu caso.

A surpresa foi porque eu simplesmente arrisquei. John Romero vai lançar uma autobiografia neste ano e foi premiado na GDC 2023. Meu dever jornalístico seria tentar uma entrevista com ele sobre esse assunto. Mas certamente milhares de repórteres fazem esse tipo de solicitação a ele. Eu pedi em novembro. A confirmação chegou no começo de dezembro e ele respondeu logo após o Natal.

Brenda Romero, sua esposa, acelerou essa pequena entrevista que publicamos aqui. E ela me agradeceu pela rapidez na resposta e na publicação.

No mesmo ano, cobrimos o caso da denúncia de abuso da streamer Amouranth, uma das maiores de conteúdo adulto, geek e nerd na Twitch. Pelos meus textos em português, que seguiram a cobertura americana, ela passou a me seguir no Twitter. E foi assim que obtive uma entrevista exclusiva com ela.

Nesse mesmo ano maluco, também cobrimos com exclusividade o game desenvolvido pelo neto do presidente da República, Thiago Trindade Lula da Silva, chamado Lula na Rampa. Seu lançamento foi próximo da posse do novo líder, após a derrota de Jair Bolsonaro.

E, desde maio, o site Drops de Jogos participou ativamente da formulação da cartilha Lula Play, de políticas públicas para o governo federal, que foi entregue ao presidente em agosto e que deu origem à Rede Progressista de Games (RPG).

Com apoio da empresária e professora Érika Caramello, fizemos neste período também a nossa primeira cobertura local da Game Developers Conference (GDC).

Continuamos na cobertura de jogos indie brasileiros e da cena brasileira de games, mas o oitavo ano foi de conquistas mais ambiciosas – nacionais e internacionais – do DJ.

E batemos 10 milhões de acessos após a migração para o Portal Uai (do jornal Estado de Minas).

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?

John Romero sendo premiado na GDC 2023

John Romero sendo premiado na GDC 2023. Foto: Érika Caramello/Drops de Jogos

A premiação na GDC 2023

A premiação na GDC 2023. Foto: Érika Caramello

Acredita-se que, desde o lançamento do site em março de 2015, nosso site já ultrapassou 25 milhões de acessos.

E continuaremos perseguindo informações exclusivas, importantes e necessárias, para o desenvolvimento regional do Brasil e seus laços internacionais.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments