Categories: Indústria

Primeiras impressões sobre o game YouTubers Life. Por Yasmin Amaral, blogueira

A referência mais recente que consigo lembrar é o jogo Game Dev Tycoon, lançado pela Greenheart Games em 2012, que também segue a pegada dos jogos RollerCoaster Tycoon e Transport Tycoon do projetista Chris Sawyer, dos anos 90. Apesar da customização bem semelhante ao The Sims, em pouco tempo se percebe que o foco de YouTubers Life é outro.

A mecânica consiste em acompanhar o personagem enquanto ele cresce como um vlogueiro de sucesso. Ou seja, é preciso acompanhar o crescimento pessoal, passando desde provas na escola, trabalhos esporádicos, comendo e dormindo regularmente e ítens são desbloqueados ao longo do jogo.

O game é bastante completo: Existem festas, convenções, lançamentos de filmes e pessoas com as quais você deve se relacionar para ter um boa vida profissional e futuramente empregados de confiança. Essa é uma das principais cobranças e o chat aparece o tempo todo. Você precisa se relacionar e não se esquecer de ter amigos. Um dos desbloqueios é o de “vídeo com colaborador”, em que você pode gravar um gameplay com um amigo. Para isso é necessário ter um.

O começo é a parte mais difícil, pois a agenda escolar deve ser conciliada diretamente com as atividades de vlogger, senão a sua mãe virtual pode ficar um pouco raivosa. Além desse fator, o dinheiro que entra com vídeos é pouco, para suprir essa carência o personagem deve trabalhar como entregador de jornal, limpador de sapatos ou cuidando de seus avós, todos os trabalhos pagam menos de US$ 40. Parece pouco, mas serve para a vida de um estudante.

Quando você consegue sua independência, finalmente muda para uma república onde os gastos aumentam. Isso se soma com as despesas da compra de jogos e equipamentos, o aluguel que deve ser pago em dia e a comida, que agora é paga com o seu próprio dinheiro.

Os jogos comprados virtualmente pelo seu personagem devem ser recentes, para que o hype seja maior por parte do público e os equipamentos como CPU, monitor, webcam, microfone, headphone e pacote de edição estejam constantemente atualizados. Eles melhoram a qualidade do vídeo, o que gera mais comentários positivos para o seu canal.

Durante o jogo alguns desafios são lançados como: Alcançar 50 mil cadastros no canal ou manter a amizade com os seus contatos. Os contratos de trabalho, também encontrados no Game Dev Tycoon, são para diferentes consoles e geralmente pagam bem, além de a empresa mandar o game à ser avaliado gratuitamente.

Ainda não sei qual o limite de crescimento dentro do YouTubers Life, mas sei que a casa própria fica cada vez maior e cheia de peculiaridades. Dentre os ítens desbloqueados estão roupas de super heróis e outros fan services bem nerds.

O aspecto ruim do jogo é que o dia e noite não são bem definidos, o que desorganiza um pouco os horários de dormir e de trabalhar e isso não implica em nada nos trabalhos oferecidos. Ou seja, você pode ir limpar sapatos às duas da manhã, mas continua sendo excelente para os produtores de conteúdo do YouTube.

O jogo dá uma perspectiva sobre o que é ser um vlogger de sucesso com prioridades de uma pessoa normal, que precisa se relacionar, comer, dormir bem e trabalhar quando necessário.

Yasmin Amaral é autora do blog Metal On Metal e colunista no site Imprensa do Rock. Natural de São Paulo, atualmente estuda Análise de Sistemas e é apaixonada por música e games, principalmente os de tabuleiro.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

 

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!