Indústria

Trabalhadores sindicalizados do setor de games não são impactados por demissão em massa da Microsoft

Hoje noticiamos que a Microsoft corta 1900 funcionários no setor de games, em um plano de demissão em massa após a aquisição da Activision Blizzard. A Communication Workers of America, CWA, soltou uma nota afirmando que trabalhadores sindicalizados não foram afetados pelas demissões. Veja a nota oficial deles.

O anúncio da Microsoft de que irá cortar 1.900 trabalhadores de videojogos deixa claro que, mesmo quando se trabalha numa empresa de sucesso numa indústria extremamente lucrativa, o seu sustento não está protegido sem uma voz no trabalho. Embora os membros representados pela CWA na Zenimax, Raven e Blizzard Albany não sejam afetados por esses cortes, estamos com o coração partido porque a vida de tantos trabalhadores dedicados e talentosos de videogames será interrompida. 

Todo trabalhador de videogame merece não apenas sua parte justa, mas também a tranquilidade que advém de ter uma palavra a dizer sobre o impacto dos cortes de empregos.

Através da organização, os trabalhadores estabeleceram práticas básicas no local de trabalho que são agora comuns – desde a jornada de trabalho de oito horas até à semana de trabalho de cinco dias. 

Ao unirem-se e exercerem o seu direito de organização, os trabalhadores da indústria dos videojogos podem tornar a proteção contra despedimentos uma prática padrão para todos os trabalhadores. Este é o poder de organizar.

Continuaremos a apoiar os trabalhadores da Microsoft e de toda a indústria de videogames que desejam ter uma voz sindical no trabalho.

“As demissões na indústria de videogames estão se tornando a norma, mesmo em empresas que continuam a gerar lucros enormes. Dói ver nossos colegas de trabalho, que são tão apaixonados por esse trabalho, que realmente tornam essas empresas de videogame tão bem-sucedidas, serem os primeiros a serem impactados por quaisquer cortes ou demissões no trabalho. As empresas alegarão que somos todos uma família, mas uma família não demite ou terceiriza pessoas. É claro que, de uma forma ou de outra, o único caminho a seguir é todos nós nos unirmos como trabalhadores para proteger uns aos outros. A representação sindical nem sempre pode proteger contra despedimentos, mas através da representação sindical e do processo de negociação, os trabalhadores dos videojogos podem estabelecer maior transparência e políticas que coloquem as nossas necessidades em primeiro lugar, incluindo proteções contra despedimentos. É por isso que queremos que todos os trabalhadores de videogames se filiem ao nosso sindicato. Juntos, temos o poder de estabelecer novos padrões para a nossa indústria, para que possamos realizar o trabalho pelo qual somos apaixonados, protegidos da exploração”, disse Wayne Dayberry, testador sênior de garantia de qualidade e membro da ZeniMax Workers United-CWA.

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Communication Workers of America, CWA. Foto: Divulgação/X

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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