A senadora Teresa Leitão (PT-PE) concedeu uma entrevista exclusiva ao Drops de Jogos sobre o Marco Legal dos Games, o PL 2796, que foi aprovado pela sua Casa. Para a parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve aprovar o PL sem vetos caso ele tramite após a mudança proposta pela senadora Leila Barros (PDT-DF) sem os fantasy games, as apostas.
Acredito que o presidente Lula aprovará sem vetos. Vou dar uma vista final do PL quando o processo finalizar. Tem muitos pontos que foram debatidos em sua transição. Tem muitos pontos que dialogam com o setor da educação, um setor que o presidente tem dado uma atenção muito especial.
E há pontos no Marco Legal dos Games que olham para o futuro. Esses instrumentos de inovação são muito bem-vindos. Sabemos que podem estar até no setor público. Elas precisam ser implementadas. Precisam ser estimuladas. É o mundo em que estamos vivendo [o dos games].
E se a gente não interage com esse mundo. Se a gente não regula esse mundo, vira terra de ninguém.
Estamos vendo isso nas redes sociais, na inteligência artificial. A União Europeia fez uma grande regulamentação agora. Participei de um congresso com vários países presentes no Uruguai no ano passado. E isso foi muito alertado. Quando você vai regular algum setor, uma boa parte é para corrigir os vícios.
Coibir o que está errado. Se você acompanha o surgimento de algo novo, tecnológico, se for regulado você faz o que é importante para o momento. Não se deve esperar que algo estoure para se corrigir regulando.
Estou esperançosa de que Lula vai sancionar sem vetos, valorizando o processo de articulação e de negociação.
Teresa é ligada ao setor da educação e elogiou o PL 2796 reformulado sobretudo para regular lootboxes e a faixa etária de games para crianças.
Veja no minuto 29 até 32.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.