Notícias

O mundo dos games virou “digital”. Por Renato Degiovani

Na verdade ele sempre foi e no entanto, apesar da web já ter 30 anos no Brasil, os 3 eventos mais importantes relacionados aos jogos até ontem eram analógicos. Não que isso fosse ruim, muito pelo contrário. Mas desde sempre faltou em nosso mercado um evento digital relevante, fosse ele “bitubi”, “bituci” ou “bicuspi”. Pior que isso, os eventos analógicos sempre foram meio capengas quanto à cobertura online, ficando no feijão com arroz já saturado.

Graças (infelizmente) à pandemia estamos estrando em 2020 numa nova jornada de desbravamentos e a primeira delas começa na semana que vem: o BIG digital.

O BIG Festival, evento presencial que seria em julho foi reprogramado para (talvez) janeiro de 2021, virou BIG digital ou seja, toda a parte de palestras e negócios vai para o ciberespaço, enquanto o festival e o concurso ficam adiados. No jargão comercial, o BIG é um evento B2B ou seja, negócios entre empresas, com uma forte influência da visão cinema/audiovisual de ser.

Há rumores de que o SBGames, que é um evento essencialmente acadêmico (A2A?) também irá para o mundo virtual esse ano. O portal do evento ainda não tem nenhuma informação confirmando isso, mas é quase certo que Porto Galinhas (onde seria realizado) vai mesmo ficar pra uma outra oportunidade.

Resta a BGS, a maior e mais importante feira de games do Brasil, que ainda não deu sinais do que acontecerá neste ano. É um evento essencialmente B2C ou seja, voltado para o público final, justamente aquelas pessoas que consomem os produtos e (mais que os ibopes da vida) determinam quem é sucesso e quem não é.

Aconteça o que acontecer, teremos que aprender como fazer um evento virtual dar certo. Dificilmente, ainda que o isolamento social termine amanhã, voltaremos a um mundo sequer parecido com o de 2019.

Em tempo: o nosso lançamento (TILT e Bitnamic) do pacote Amazônia para colecionadores está confirmado para 19 julho de 2020, porém numa versão virtual (também). O evento físico B2C (business to comadres), remarcado para 11 de outubro no Clube HOMS em SP, ainda será uma grande festa para os amigos e fãs do game.

Renato Degiovani é o primeiro game designer de jogos digitais, desde 1981. É colunista do site Drops de Jogos no espaço DEV.LOG, com textos regulares sobre sua experiência de décadas. Foi o desenvolvedor do jogo Amazônia, é conhecido na comunidade nacional do aparelho MSX, editou a revista Micro Sistemas e é responsável pelo espaço TILT Online.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Gran Turismo 7: Atualização 1.54 traz novos carros, eventos e melhorias em IA

Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation

34 minutos atrás

SBT anuncia especial de Natal com convidado especial após demissões

E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas

40 minutos atrás

Saiba os planos do SBT para superar sua crise

Mudando a programação e eliminando programas; foram centenas de demissões

48 minutos atrás

Jogos da Ubisoft têm até 90% de desconto em promoções de Black Friday

Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…

2 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!