Resenhas

Parasomnia é o Dream Theater entre o clássico e o obscuro. Por Pedro Zambarda

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

Como é bom ver Mike Portnoy de volta ao Dream Theater, que volta a tocar com alma e menos com técnica. Não que a fase Mike Mangini tenha sido ruim. Mas era mais sobre pedais e velocidade com as baquetas do que sobre ritmo, melodia e alma. Parasomnia vem para rechear a discografia de estúdio dos reis do metal progressivo, que estavam se repetindo desde 2019.

Lançado em 7 de fevereiro, o novo disco tem a temática dos distúrbios do sono e acerta ao não querer ser tudo ao mesmo tempo. Ele lembra bastante o último disco com Portnoy, Black Clouds & Silver Linings (2009), com muita guitarra de John Petrucci.

Aliás, o guitarrista parece ter se consolidado com o líder da banda, com músicas que se complementam e que contam muito das suas histórias pessoais misturadas com a ficção.

Embora sombrio como Black Clouds, o disco tem elementos de Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory, com narrações e muita história, mas ainda distante de clássicos como Images And Words, mais antigos.

Aliás, o DT parece estar todo olhando para frente, para os novos projetos, para as novas sonoridades, sem necessariamente estar preso aos clássicos que consolidaram o grupo. E isso se dá com o retorno de um baterista que é muito identificado com os sons dos anos 1980 e 1990.

Muito bom ver o Dream Theater de volta, em músicas que não ultrapassam muito os 10 minutos. A exceção é “The Shadow Man Incident”, que é um clássico instantâneo.

Vale a pena ouvir o sombrio Parasomnia. Caia nos braços de Morfeu e dê uma chance para o novo.

Parasomnia é o Dream Theater entre o clássico e o obscuro. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Governo Lula propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026

Reajuste segue previsão de 4,76% do INPC mais 2,5%

2 horas atrás

Ipea indica que inflação desacelerou para todas as faixas de renda

Enquanto famílias de renda muito baixa tiveram recuo de 1,59% para 0,56% na inflação, domicílios…

2 horas atrás

Bolha prestes a estourar? Microsoft pausa investimentos em IA

Dona do Windows decidiu parar o desenvolvimento de três data centers no estado de Ohio

11 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!