Desenvolvido por profissionais brasileiros, por meio da unidade de Ventures da YDreams Global, que é responsável pela criação, investimento e potencialização de startups, o Arkave é uma plataforma para jogos em Realidade Virtual (VR) inédita no Brasil, que proporciona experiências altamente imersivas, conectadas e emocionantes. Com inauguração prevista até o final de novembro, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas/SP, a primeira loja do Arkave chega para elevar a um novo patamar os arcades de antigamente – espaços criados na década de 1980, nos quais, se reuniam pessoas para conhecer e jogar jogos eletrônicos e que depois, nos anos 1990/2000, foi adotado pelas lan houses para jogos em computadores.
Além de ambientes para assistir aos jogos, a primeira loja Arkave possui oito arenas, distribuídas em 330m², que colocam à disposição do público a experiência definitiva em Realidade Virtual. Em função de sua tecnologia exclusiva, que aumenta o impacto das experiências e as amplifica quando vividas em grupo, o Arkave é a evolução dos arcades para realidade virtual. O objetivo, segundo Marcos Alves, diretor de Ventures da YDreams Global, é o de criar um ambiente, no qual, as pessoas poderão no mesmo espaço jogar conectadas aos seus amigos. “Oferecemos a liberdade de se movimentar sem fios e usando todo o seu corpo para jogar e se divertir. Essa é a experiência coletiva de jogo em VR mais imersiva e conectada já criada”.
O executivo ainda conta que a tecnologia Arkave permite que os jogadores se movimentem livremente pelos ambientes físico e virtual, ao mesmo tempo em que são vistos pelos seus companheiros de jogo, com quem podem interagir, tocar e até conversar durante as partidas. “Será a experiência mais imersiva do mercado e, em um futuro bem próximo, quando abrirmos as próximas unidades do Arkave, será possível que as pessoas de uma localidade joguem online e virtualmente com as pessoas de outras cidades ou até mesmo países, como se estivessem fisicamente uma do lado da outra”.
A inauguração da loja, em Campinas/SP, já contará com o The Last Squad, jogo em visão de primeira pessoa no estilo wave shooter, no qual, os jogadores “encarnam” um grupo de elite, que combate sucessivas ondas de ataques dos inimigos que avançam sobre uma base do grupo. Emocionante e envolvente, este jogo também foi desenvolvido dentro de casa. Após o lançamento, o The Last Squad será permanentemente atualizado para adicionar novas fases e funcionalidades que estimulem a participação constante dos jogadores.
Além disso, Marcos Alves também indica um calendário já planejado de novas atrações, garantindo que existam sempre novidades no espaço. É plano da empresa disponibilizar a plataforma para que outras produtoras possam criar jogos e aplicações, ampliando a oferta para os clientes. Por isso, outro destaque fica por conta da parceria entre YDreams Global e a Cruel Byte, produtora brasileira independente de games, que licenciou o game A Lost Room em versão exclusiva para ser jogado no Arkave.
O A Lost Room é um escape room virtual e foi finalista da competição de melhor jogo em VR no BIG Festival 2017, o maior festival de jogos independentes da América Latina. Para o Arkave, será usado um ambiente de escape totalmente competitivo. A arena será dividida em ambientes individuais para até três jogadores (um em cada espaço), que disputarão contra um cronômetro e contra os outros para ver quem foge primeiro.
A loja Arkave terá experiências imersivas em dois formatos: Arena, que são espaço de 28m² e contemplam jogos multiplayer altamente imersivos para grupos, e Cubik, ambiente com 9m² que foca nas experiências individuais e oferecerá grande variedade de títulos voltados para o público que tem curiosidade de experimentar sempre as novidades e conhecer diversos tipos de games diferentes. "Teremos opções para crianças, jovens e adultos, a família toda poderá curtir essa experiência. Quem nunca experimentou Realidade Virtual não precisa se preocupar: teremos opções para todo mundo”, afirma Marcos Alves.
De acordo com o executivo, no formato Arena, a tecnologia permite que jogadores que estejam em São Paulo desafiem uma outra equipe localizada em uma outra unidade da franquia na Flórida, por exemplo. “Isso amplificará a experiência e abrirá novas possibilidades, como organização de campeonatos mundiais e formação de times com diversas nacionalidades. Por essa razão, estamos buscando empreendedores interessados em abrir sua própria loja do Arkave pelo modelo de franquia. Tudo isso, a fim de levar o conceito para o mundo todo, tornando-o uma atividade massificada e de grande penetração com o público. Seremos milhões jogando online e criando atividades em grupo em Realidade Virtual como nunca feito antes”.
Segundo Alves, os games, que se consagraram como uma das principais formas de entretenimento do século 21, são o mais novo território desbravado pela realidade virtual. De olho nesse mercado em franca expansão é que foi desenvolvido todo o Arkave, da plataforma, passando pelas arenas e até o jogo. O negócio, que adotará o modelo de franquias para expansão global, teve como ponto de partida dados da Pesquisa Game Brasil 2017. O levantamento aponta que cerca de 90% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo eletrônico, seja por consoles, PCs ou smartphones/tablets. A maior parte é formada por jogadores casuais que buscam diversão em grupo – entre amigos, casais ou pais e filhos.
Com base nessas conclusões, a YDreams Global apostou na criação da plataforma. “Nossa ideia é que as unidades do Arkave sejam um destino de entretenimento onde amigos e famílias possam se divertir e viver momentos memoráveis, por meio de jogos e experiências interativas em Realidade Virtual, altamente imersivos, sociais e emocionantes que transportam para outra realidade”, explica o executivo.
Nesse caso, foi criada uma empresa spin-off para se dedicar exclusivamente a esse produto, com objetivo de atingir o mercado global, mas usando o Brasil para lançar e experimentar o modelo. “O Arkave vem sendo desenvolvido por uma startup que criamos dentro da nossa divisão de Ventures. Essa área é especializada em identificar novos negócios e possibilidades de inovação, agindo sob a direção técnica da YDreams Global, mas com a operacionalização de uma empresa independente”, explica Alves.
Shopping amplia percepção e participação – O Parque D. Pedro Shopping, em Campinas/SP, foi uma escolha óbvia para a YDreams Global, segundo Marcos Alves. Por ser uma propriedade do grupo Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do País, o executivo ressalta o alinhamento do projeto com o local e a rede. “Nossos objetivos com o Arkave são grandes e ambiciosos, rapidamente expandiremos globalmente por meio de franquias. Dessa forma, foi natural escolher o Parque D. Pedro Shopping – o mais completo centro de compras, lazer e entretenimento da região de Campinas e que, anualmente, recebe 18,3 milhões de visitantes – como nosso palco de estreia. Lá, estamos certos de que a participação do público estará garantida”.
O Arkave terá os dois modelos instalados no shopping, em caráter permanente. Os interessados podem agendar e comprar suas sessões pelo site oficial (www.arkavevr.com) ou na hora, de acordo com a disponibilidade. A YDreams Global tem programado roadshows em grandes eventos com espaço para demonstração dos games. A primeira parada foi no Latam Retail Show, maior feira de varejo da América Latina, que aconteceu entre 29 e 31 de agosto. Depois, teve sua estreia oficial no exterior durante o Future of Immersive Leisure, em Las Vegas (EUA), nos dias 13 e 14 de setembro. Os fãs brasileiros de realidade virtual também tiveram mais uma vez a oportunidade de testar a arena no Hyper VR Festival, que aconteceu, em São Paulo, dia 16 de setembro. Além desses eventos, a YDreams Global esteve, nos dias 5 e 6 de outubro, na VII Conferência Rethink Business, que também, aconteceu em São Paulo, e no CASE 2017, maior evento de startups da América Latina, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, também em São Paulo.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.