Todo mundo que joga RPG já ouviu falar em Dungeons & Dragons e Gary Gygax. Grande mentor por trás dos "jogos de interpretação de papéis", Gygax, que faleceu em 2008, faria hoje 80 anos.
Gygax era um fã de jogos de estratégia de tabuleiro, conhecidos como Wargames. O jogador era um obstinado criador de regras para atualizações destes jogos e, em 1968, participou da primeira Lake Genova Wargame Convention, mais tarde mundialmente conhecida como Gen Con, onde teve contato com as miniaturas de heróis medievais. Naquela época, os fãs de jogos de guerra em tabuleiro e dos jogos com miniaturas pareciam ter pouco em comum.
No evento, a editora alemã Hausser apresentou o jogo The Siege of Bodenburg, composto por um cenário de guerra em estilo medieval, hordas de guerreiros e equipamentos para sitiar o castelo, como canhões, catapultas e outros instrumentos do período. Segundo consta, Gary Gygax, ficou fascinado com o ambiente medieval para jogos.
Em agosto de 1969, Gygax participou ativamente da GenCon, recepcionando jogadores de várias localidades, incluindo o entusiasta Dave Arneson, também presente ao evento. Ali, os gênios criadores de D&D se conheceram e discutiram seus interesses comuns, como o desenvolvimento de regras adicionais para jogos de guerra napoleônicos e regras especiais para combates navais.
Desse encontro viriam sucessivos projetos conjuntos até o lançamento, em 1974, do clássico RPG de mesa Dungeons % Dragons.
Antes desse lançamento, um conjunto de regras com o uso de miniaturas medievais havia sido escrito por Jeff Perren, depois expandidas por Gary Gygax, incluindo um suplemento de fantasia, mais tarde transformadas no jogo Chainmail. À ocasião, Dave Arneson criou uma variação medieval dos jogos de guerra, na qual os jogadores controlavam indivíduos em vez de exércitos.
A fusão desses conceitos ente os dois levou ao lançamento do mundialmente amado D&D. Gygax nasceu em 27 de julho de 1938, em Cicago, Illinois, e seguiu jornada heróica para Planescape em 04 de março de 2008, em Lake Genova, Wiscosin, nos Estados Unidos.Vida longa, Mr. Gygax!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.