Bob Smith, um programador dos tempos áureos da Atari e também cofundador da Imagic, faleceu no último dia 13 de maio.
No Twitter, Seamus Blackley, amigo de Smith, se referiu a ele como “um nome comum para um homem tão incomum … se você joga games de qualquer tipo, o trabalho e a arte desse homem brilhante e gentil fazem parte de você”.
No início dos anos 1980, Smith trabalhou como programador na Atari, envolvido como jogos para o Atari VCS 2600. Seu primeiro projeto foi Video Pinball, de 1980, e mais tarde ele desenvolveu títulos como Star Wars: The Arcade Game, de 1983, e Solar Eclipse, de 1995.
Smith também foi cofundador a desenvolvedora de jogos Imagic, em 1981, junto a nomes como Bill Grubb, Rob Fulop e Dennis Koble. Todos foram ex-alunos da Atari e tiveram grande destaque na criação de jogos da segunda publicadora terceirizada para o console o Atari 2600, logo após o lançamento da Activision, em 1979.
A Imagic, encerrada em 1986, lançou 24 títulos, incluindo Atlantis, de 1982, e Moonsweeper, em 1983.
Após o fechamento da Imagic, em 1986, Smith continuou trabalhando em jogos, em empresas como Accolade, The 3DO Company e Innovative Leisure, uma startup com várias talentos da Atari.
We have lost someone to whom many of us owe very much.
You may have never heard of Bob Smith, “a common name for such an uncommon man,” as Ed Rotberg says, but if you play videogames of any type, this brilliant and kind man’s work and craft are part of you.
I’m so very sad. pic.twitter.com/uWWzl0nfyi
— Seamus Blackley (@SeamusBlackley) May 14, 2023
Fonte: Game Developer e Time Extension
Imagem: Seamus Blackey/Twitter
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.