A equipe de profissionais do estúdio Lumentech, de Aracaju, em Sergipe, disponibilizou seu mais recente game, Operação Abaporu, nas lojas virtuais da Apple e Google.
Trata-se de um jogo de investigação no qual seu personagem deverá desvendar os mistérios que levam a encontrar o Abaporu, obra de arte brasileira pintada por Tarsila do Amaral em 1928 para seu marido Oswald de Andrade, na época do movimento antropofágico da cultura nacional.
O game apresenta situações que conduzem o investigador por várias localidades brasileiras recolhendo pistas e analisando informações para apanhar o responsável pelo desaparecimento da pintura. Embora conte com artes muito bem elaboradas – um dos pontos fortes do estúdio, que tem no currículo outros trabalhos com belos visuais – o projeto necessita de aprimoramentos na jogabilidade, apresentando uma estrutura narrativa que oferece pouco espaço para as decisões do jogador. Alguns feedbacks recebidos pelos desenvolvedores desde o lançamento dão conta justamente da importância de permitir mais liberdade de ação no game, para que o jogador não se sinta involuntariamente conduzido ao longo da história.
O estúdio Lumentech está em atividade desde 2004, com a produção de games como Traffic Slam Arena, Medievo e Axe Penny Paintball, entre outros. Operação Abaporu foi desenvolvido com o apoio do Ministério das Comunicações através do edital INOVApps, que ofereceu prêmios de R$ 80 mil para os aplicativos selecionados.
A obra Abaporu, que dá título ao game, foi produzida em técnica de óleo sobre tela e está avaliada em aproximadamente US$ 1,5 milhão. Exposta atualmente no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o trabalho faz uma reflexão sobre o povo brasileiro e a própria Antropofagia modernista brasileira, movimetno artístico que propunha deglutir e adaptar a cultura estrangeira para o país.
O jogo pode ser baixado nas lojas virtuais App Store e Google Play.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.