Bloomberg denuncia possíveis crimes de pedofilia no Roblox - Drops de Jogos

Bloomberg denuncia possíveis crimes de pedofilia no Roblox

Denúncia grave

Bloomberg denuncia possíveis crimes de pedofilia no Roblox. Foto: Reprodução

Bloomberg denuncia possíveis crimes de pedofilia no Roblox. Foto: Reprodução

AVISO DE GATILHO: POSSÍVEIS CRIMES CONTRA MENORES DE IDADE NO VIDEOGAME ROBLOX.

Texto é de 22 de julho de 2024, mas relevante com a investigação no Brasil envolvendo a mesma empresa. Reportagem de Olivia Carville e Cecilia D’Anastasio na Bloomberg Businessweek: DoctorRofatnik, conhecido pelos fãs como “Doc”, parecia quase um prefeito com um chapéu branco alto, uma gravata vermelha e um broche da bandeira americana. Um sorriso irônico estava permanentemente estampado em seu rosto enquanto ele vagava por seu domínio no Roblox , a plataforma de jogos multibilionária voltada para crianças.

Seu nome se referia ao vilão do Sonic the Hedgehog da Sega , mas para milhares de jogadores durante o primeiro verão da Covid-19, ele era um herói.

Doc foi o arquiteto do jogo Sonic Eclipse Online . Qualquer um pode fazer um jogo dentro do sandbox digital do Roblox, e sua versão pirata da franquia de sucesso da Sega foi um sucesso estrondoso. Ela ofereceu aos jogadores um lugar onde eles podiam correr por half-pipes virtuais como o ouriço azul homônimo ao lado de seus amigos, de graça.

Em setembro de 2020, cerca de 36 milhões de pessoas, mais da metade delas com menos de 13 anos, estavam no Roblox diariamente, tornando-o a maior zona de recreação do mundo para crianças. Sonic Eclipse era um movimentado beco sem saída onde as crianças podiam comprar moeda virtual Robux com sua mesada semanal e usá-la para obter fantasias e se transformar em personagens mais legais. Doc alegou ser um dos desenvolvedores mais bem pagos do Roblox, gabando-se disso para sua comunidade no aplicativo de bate-papo Discord . Lá, milhares de fãs que haviam filtrado do Sonic Eclipse o conheceram como Jadon Shedletsky, 28, “um desenvolvedor de jogos, visionário da indústria e um pouco fanfarrão”, como ele escreveu em sua biografia. Ele era o irmão mais novo da lenda do Roblox John Shedletsky, o diretor criativo de longa data da plataforma, ou assim ele disse. Ninguém sabia como Doc realmente era, mas ele dizia a qualquer um que perguntasse que era forte, com cabelos loiros e olhos azuis-petróleo. Ele disse que dirigia carros chamativos com uma “namorada espanhola gostosa”.

O humor politicamente incorreto de Doc só o tornou mais atraente para muitas crianças. Quando ele postou uma piada sobre estupro, um fã respondeu: “10/10”. Quando ele chamou as jovens que o ajudaram a desenvolver Sonic Eclipse de “escravas sexuais”, virou uma piada recorrente. Ele brincou sobre ser “o velho com crianças no porão”. Os fãs brigavam entre si para ficarem do seu lado — e em sua folha de pagamento.

Alguns também foram rápidos em defender sua honra em setembro de 2020, quando um jogador do Sonic Eclipse postou capturas de tela no Twitter de um bate-papo privado que Doc teve com uma pré-adolescente:

“Você tem 12 anos, espero que seja um pouco lento na criação, mas em breve vou corrompê-lo além dos seus sonhos mais loucos.”

“Palavras não podem explicar o que quero fazer com você.”

“Você é a razão pela qual vou acabar atrás das grades.”

A pessoa que postou as capturas de tela era uma de um grupo de jogadores que se cansou das tiradas homofóbicas, racistas e predatórias que Doc compartilhou no Discord e começou a investigar a pessoa por trás delas. Quando a Roblox Corp. soube das mensagens, fechou a conta de Doc. Mas, a essa altura, ele havia transferido a propriedade do Sonic Eclipse para outro jogador, um amigo que o manteve funcionando em seu lugar. Doc alegou que a controvérsia triplicou seus ganhos. A ostentação e os esforços para expô-lo continuaram até a primavera de 2022. Foi quando Doc desapareceu da internet.

Os jogadores especularam que ele havia se matado. Então, alguns meses depois, um jogador enviou um alerta no Discord: “Doc finalmente foi preso”.

(…)

Antes de Doc ser procurado pelo FBI, ele estava sendo caçado por um bando de jogadores vigilantes. Eles cresceram jogando Roblox, desabafando uns com os outros sobre sua moderação ruim. Eles ridicularizaram o aplicativo por ter filtros de bate-papo excessivamente rígidos, que, segundo eles, às vezes censuravam palavras inócuas, mas não capturavam siglas como “erp” (de “erotic role play”), e por não detectar avatares com genitália absurdamente grande ou simulando sexo em banheiros digitais. Em 2020, muitos perderam a fé de que o Roblox poderia prevenir comportamento predatório, então eles próprios começaram a policiá-lo.

O líder desse grupo era Ben Simon, agora com 27 anos, que transmite sobre Roblox no YouTube sob o pseudônimo Ruben Sim de um bangalô no subúrbio de Tucson. “Roblox gasta tanto tempo, esforço e dinheiro convencendo os pais de que sua plataforma é mais segura do que realmente é”, ele diz, sentado em uma sala de jogos com cheiro de maconha e coberta de pôsteres do WikiLeaks e de rock.

Simon é uma figura controversa. Ele zombou dos funcionários da Roblox por sua aparência física e preferências sexuais e lançou insultos a Baszucki, que o bloqueou no X. A Roblox baniu Simon permanentemente quando ele tinha 17 anos. Desde então, ele abriu novas contas, expandindo sua base de assinantes do YouTube para 1,2 milhão, mesmo que a Roblox o tenha fechado em sua plataforma pelo menos 100 vezes. Seus primeiros vídeos foram sátiras constrangedoras de seus jogos. Agora eles têm títulos como “Descobrindo a comunidade mais desagradável da Roblox” e “O pior problema de moderação da Roblox”, e ele ganha dinheiro com os anúncios.

(…)

Leia a reportagem original, em inglês, aqui.
Bloomberg denuncia possíveis crimes de pedofilia no Roblox. Foto: Reprodução

Bloomberg denuncia possíveis crimes de pedofilia no Roblox. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments