Video Game Insights, uma plataforma britânica que aborda dados públicos a respeito do mercado global de jogos eletrônicos, lançou no começo dessa semana um relatório sobre os games indie, o Global Indie Games Market Report 2024. O estudo, que pode ser baixado de graça aqui, aponta que 98,9% dos jogos lançados em 2024 na loja da Valve, o Steam, eram independentes.
Desse bolo, foram 58% das unidades vendidas. Em termos de receita, essa “explosão” de indies significou que os jogos independentes arrecadaram quase a mesma receita dos jogos AA e AAA. Dos US$ 8,3 bilhões em vendas no Steam até o dia 30 de setembro, 48%, ou US$ 3,98 bilhões, foram obtidas por jogos independentes, enquanto os demais 52% vieram de jogos da grande indústria.
Isso pode significar um crescimento de 82% na receita obtida pelos indies até o fim de 2024, segundo a projeção do relatório. O número de jogos lançados também é o mais alto da história. Foram 12,9 mil jogos independentes colocados no Steam até setembro.
Se o ritmo for mantido até o fim do ano, serão 16,2 mil jogos, ou 18% mais do que o número de 2023. O número de unidades vendidas também deve crescer 33% em 2024, chegando a 381 milhões. Na série histórica, essa é a maior proporção que os jogos indies já representaram em termos de lançamento no Steam, assim como é o um recorde de receita – em 2023 os indies abocanharam “apenas” 31% da receita gerada no Steam. Agora são 48%, mais que o dobro obtido em 2018, quando era 24% da “pizza” total.
De acordo com a plataforma, 2024 observou o lançamento dos games indies mais bem sucedidos de todos os tempos, incluindo Black Myth: Wukong com 20,6 milhões de unidades vendidas, e Palworld, com 20,1 milhões. Manor Lords (3,3 milhões de unidades), Enshrouded (3 milhões) e Content Warning (3 milhões) também se destacaram.
Vale lembrar: Quando esses jogos alcançam sucesso, eles geralmente deixam de serem indies, de serem independentes, para competir na indústria.
Black Myth: Wukong, que foi publicada pela chinesa Game Science, teve US$ 70 milhões de orçamento e agora rivaliza na grande indústria. O “jogo do macaco” deve ultrapassou US$ 1 bilhão em faturamento somente no Steam. Ele foi lançado para PlayStation, onde também foi um sucesso, e deve chegar ao Xbox no futuro.
Com informações da reportagem de Marcelo Vieira no The Gaming Era.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.