Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Relatório da Huawei Cloud destaca papel da computação em nuvem na transformação digital de governos, indústrias e sociedade. A Huawei Cloud, uma das principais referências globais em soluções de computação em nuvem e inteligência artificial, divulgou o white paper.
O tema foi “Computação em Nuvem: Caminhando em Direção ao Mundo Inteligente”, ressaltando a função revolucionária da nuvem no processo de digitalização mundial.
A computação em nuvem tem um efeito multiplicador significativo no crescimento econômico. De acordo com uma análise de regressão exponencial entre investimentos em nuvem e PIB global, cada dólar adicional investido em computação em nuvem além do valor médio de US$ 700 milhões pode aumentar o PIB em US$ 4.
O texto estabelece uma meta comum de acessibilidade digital e inteligência, fundamentada em três pilares (governos, indústrias e sociedades digitalizadas) e tendo a segurança como alicerce estrutural. A divulgação do documento foi realizada durante o Huawei Cloud Summit 2024, realizado hoje em São Paulo.
O relatório se baseia no conceito “1+3+1”, que é uma visão sobre como a computação em nuvem pode transformar o mundo:
- 1 objetivo compartilhado: Tornar a tecnologia acessível e útil para todos, melhorando vidas.
- 3 pilares principais:
- Governos mais eficientes: oferecendo serviços rápidos e acessíveis, como saúde digital e cidades inteligentes.
- Empresas mais modernas: usando tecnologia para criar produtos e serviços inovadores.
- Sociedade mais conectada: melhorando a educação, o comércio e até o entretenimento.
- 1 base de segurança: garantir que tudo seja feito com proteção de dados e segurança.
Esse impacto positivo decorre de diversos fatores: a computação em nuvem incentiva a construção de infraestrutura, como centros de dados e redes; expande a economia digital, criando novos empregos relacionados ao ciclo de vida da nuvem, como planejamento, integração e manutenção; transforma setores tradicionais, melhorando eficiência, qualidade e reduzindo custos; e reduz barreiras de entrada para startups, fomentando novos serviços e modelos de negócios que geram mais oportunidades de trabalho.
Além disso, a cada 10 postos de trabalho diretos gerados no setor de nuvem, originam-se outros 55 postos de trabalho indiretos, evidenciando sua importância como impulsionador de desenvolvimento sustentável.
A tecnologia também é apontada como essencial para a eficiência energética. Centros de dados baseados em nuvem podem reduzir significativamente o consumo de energia em comparação com os modelos tradicionais, apoiando a transição ecológica.
O relatório enfatiza a necessidade de políticas “cloud-first” para acelerar transformações digitais. Governos são incentivados a investir em infraestrutura tecnológica, promover o uso de inteligência artificial e fomentar ecossistemas digitais inclusivos. Com mais de 80 países já adotando políticas “cloud-first”, o relatório destaca exemplos de impacto direto, como o sistema de telemedicina do Brasil, que beneficia 60% da população, e o M-Pesa, serviço de banco por celular no Quênia, que aumentou a inclusão financeira de 26% para 84% da população em 15 anos.
Entre os casos de sucesso, o Brasil se destaca com a criação da Secretaria de Governo Digital, que lidera a transformação digital no país. A iniciativa alcançou resultados como a disponibilização digital de 100% dos serviços públicos até 2023, beneficiando mais de 150 milhões de cidadãos. Além disso, foram migrados 30 centros de dados governamentais para a nuvem, garantindo maior eficiência e segurança.
A padronização de aquisições trouxe contratos mais transparentes e uma redução significativa de custos, enquanto serviços digitais, como carteiras de identidade eletrônicas e benefícios sociais para populações vulneráveis, impulsionaram a inclusão social. O Gov.br também consolidou um índice de satisfação de 90%, resultado da integração de 4.986 serviços digitais entre 221 órgãos governamentais.
Outros casos de sucesso incluem a adoção de plataformas de governo eletrônico em Singapura e iniciativas de cidades inteligentes em Dubai, que melhoraram significativamente os serviços públicos e a satisfação dos cidadãos.
Zhang Ping’an, diretor Executivo da Huawei Cloud, reiterou o compromisso da empresa em liderar a construção de um futuro inteligente, investindo em inovação e colaborando com governos e indústrias. “Pedimos que todos os setores aproveitem as oportunidades, façam bom uso da nuvem e adotem a IA para promover conjuntamente a digitalização global”, enfatizou.
Sobre a Huawei Cloud:
A Huawei Cloud coloca a serviço de seus clientes mais de 30 anos de experiência técnica da Huawei em tecnologia, inovação e infraestrutura de TIC. Cada vez mais empresas crescem com a estabilidade, a segurança e a contínua melhoria dos serviços oferecidos pela Huawei Cloud e de forma acessível, inclusive em IA. Com uma poderosa plataforma de computação e de desenvolvimento de fácil uso, a Huawei Cloud dá suporte a estratégias de IA full-stack para qualquer cenário.
Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.