Por Elio Filho, colaborador do Drops de Jogos, de Portugal.
Outra edição da DevGamm ocorreu em Cascais, Portugal, neste evento que está se tornando o mais aconchegante, divertido, profissional, interativo e criativo encontro da indústria dos videojogos. Com uma equipa quase 100% feminina e parcerias desenvolvidas com associações e projetos locais, estivemos lá para conferir mais uma edição bem trabalhada.
Sidequest foi um dos media partners assim podemos resumir como insiders o que se passou nos dias 14 e 15 de novembro.
A começar pela presença sensacional de speakers de peso: na abertura uma keynote do Doomguy em pessoa John Romero, atualmente na Romero Games, que depois celebrou com os presentes essa visita num agradável meet and greet. John Romero foi a estrela do dia: conversou com fãs, distribuiu entrevistas e fotografias, acompanhado sempre da sua filha Maezza que é uma pessoa sensacional e colabora para que os fãs se sintam bem na presença da lenda que é o seu pai.
Como curiosidade a família Romero pode experimentar um dos melhores produtos da pastelaria portuguesa, o tradicional Pastel de Nata, neste caso feito pela Doces do Marquês de Sintra numa receita antiga e bastante caprichada e artesanal de décadas. Se o Doomguy em pessoa aprovou, se outra lenda dos videojogos Jim Bagley também aprovou, podemos reprovar? 😀
Recomendo a entrevista dada à revista alemã Gamesmarkt como leitura.
Durante os dias do evento foram discutidos temas como:
- “The Evolution of an Effects Conduit” com Terrance Cohen da Insomniac Games;
- “Você não quer ser um líder” com Guido Schmidt da Rovio
- “A evolução da arte de personagens na Guerrilla” com Arno Schmitz (que aliás estava usando uma tshirt de DOOM original do lançamento do jogo) 😀
- “Empreendedorismo na indústria de videogames e o carrossel de expectativas” com Odile Limpach da SpielFabrique
- “Expanding the world of Pandora in Avatar: Frontiers of Pandora” com Mikhail Greuli da Massive Entertainment que pertence à Ubisoft
- “Neuromarketing in Business Development: Play the Minds to Win the Game” com Herlinda Garcia da TapNation
- “UX as a Strategy for Your Game and Studio” com Celia Hodent
- “Eight Lessons from Eight Years at Iron Galaxy” com Adam Boyes da Iron Galaxy
- “DUCKSIDE: Making a Hit MMO Shooter in Under a Year” com Alex Nichiporchik da tinyBuild
Presentes como expositores portugueses a Associação dos Produtores de Videojogos APVP e a EGamesLab, com representantes do consórcio açoreano (RedCatPig e FootAr) para contatos com veteranos da indústria e novos projetos indie.
WORKSHOPS
Além disso, diversos workshops bastante concorridos, painéis de discussão sobre investimentos em jogos e a embaixadoras Woman in Games como impulsionadoras de mudanças, “Next-Gen Brazil: Desbloqueando o Futuro do Seu Negócio de Jogos”, discussões sobre o ecossistema de startups de jogos em portugal e finalmente como manter a qualidade e trazer eficiências ao desenvolvimento de games.
ROUNDTABLES
- “Navigating Cultural Differences in Global Projects” com Oliver Kern
- “Is Remote Work Over?” com Carla Malavasi da Playstack
- “The Only Way is Up: Rising Above Today’s Crisis to a Better Tomorrow” com The Boss Jörg Tittel, da empresa RapidEyeMovers
- “Maximizing Government Funding Opportunities: Strategies for Success” Andrejs Rusinovskis que veio da Estonia
Durante os dois dias ocorreram celebrações, uma em parceria com a DevGamm através do Game Dev de Lisboa e outra diretamente da Devgamm, a saber:
18 NOVEMBRO – SPOT LIGHT AWARDS
Vencedores:
MELHOR PROJETO – Too Small To Matter (by Game Dev Técnico)
REVELAÇÃO DO ANO E JOGO DO ANO – Gloomy Juncture (Subtales Studio)
PERSONALIDADE DO ANO – José Castanheira
ESTÚDIO DO ANO – Whales And Games
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.