Por Julyana Barradas e Pedro Zambarda.
Alice Braga e a professora indigena Daiara Tukano falaram nesta sexta (6) sobre o projeto “Yawara”: Uma história oculta sobre o Brasil na CCXP24. A audiosérie resgata a história de indígenas perseguidos durante a ditadura. A produção é inspirada no Relatório Figueiredo (nome do procurador responsável Jader de Figueiredo Correia), que só foi reencontrado em 2012.
O Drops de Jogos perguntou se a atriz Alice acredita que mais produções brasileiras podem atingir o sucesso de Ainda Estou Aqui, que bateu dois milhões de espectadores no Brasil e pode concorrer ao Oscar.
A atriz Alice Braga é uma das votantes na maior premiação de cinema dos Estados Unidos e a mais relevante do mundo. Ela disse o seguinte sobre nossa pergunta.
“Precisamos fazer esses filmes para produzir memória e não podemos esquecer. Lembrar para não esquecer. Falar do que a gente viveu, por mais duro que possa ser. Melhorar como sociedade e ter mais respeito. Mesmo eu tendo chance de estudar, muitas dessas histórias não chegam na escola”.
“A cultura tem essa força de transformação. A gente vê a alegria do filme Ainda Estou aqui, com dois milhões de espectadores. É tipo Copa do Mundo. A gente tem que celebrar o cinema. A gente tem que celebrar a nossa arte”.
Veja vídeos da coletiva.
Julyana Barradas é entusiasta dos jogos de tabuleiro e RPGs, tem vivência como Monitora de Jogos independente e produz conteúdo digital sobre o tema na página The Board is on the Table, também como colaboradora do Drops de Jogos.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.