Ranking de músicos. Enquanto Paul McCartney sempre foi colocado entre os maiores baixistas da Inglaterra, John Lennon e George Harrison estavam mais para a lista dos mais subestimados. Em trecho de entrevista disponibilizado no YouTube, o falecido Lennon foi sincero ao avaliar a si mesmo e a seu parceiro Harrison como guitarristas.
“Como guitarrista eu sou ok — posso não ser tecnicamente grande coisa, mas eu consigo fazer a guitarra berrar, consigo conduzir a música. Eu sou um guitarrista base, sabe, é um papel importante. Eu consigo mover a banda.”
“George Harrison como guitarrista é muito bom, mas eu sou mais eu, para ser sincero. Tenho vergonha do meu jeito de tocar, por um lado, porque é muito pobre… mas eu consigo fazer a guitarra falar. Parte de mim diz ‘Claro que sei tocar!’ porque consigo conduzir uma banda de rock… mas tem outra parte de mim que diz ‘Quem me dera tocar como um BB King’. Isso pode parecer bobeira… Eu sou um artista! Se você me der, sei lá, uma tuba, alguma coisa eu vou conseguir tirar daquilo”.
Ainda na mesma entrevista Lennon falou sobre a transição feita pelos Beatles ao longo dos anos 60 — de banda de clubes para uma banda de estúdio.
“A gente sempre sentia saudades dos dias de tocar em pequenos clubes, porque foi quando a gente estava realmente tocando música. Posteriormente nos tornamos tecnicamente eficientes em gravar música, o que é uma outra coisa totalmente diferente. Só que a gente era competente, sabe? Em qualquer mídia que você nos colocasse, a gente ia sair de lá com alguma coisa que valesse a pena”.
Com informações do site Whiplash.net.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.