Quatro pessoas foram condenadas a penas de prisão por um tribunal de Madri após serem consideradas culpadas de crime de ódio relacionado a um boneco do atacante do Real Madrid Vinicius Júnior, informou a La Liga (Liga Espanhola) em um comunicado divulgado nesta segunda (16).

Todos eles estavam envolvidos em pendurar uma faixa com os dizeres “Madri odeia o Real” e um boneco da cor preta inflável com uma réplica da camisa nº 20 do brasileiro em uma ponte antes de uma partida da Copa do Rei entre Real e Atlético de Madri em janeiro de 2023.
Segundo a decisão, um réu foi condenado a 15 meses de prisão por crime de ódio e mais sete meses por fazer ameaças, tendo distribuído imagens do ato online. Os outros três foram condenados a sete meses de prisão por crimes de ódio e sete meses por ameaças.

Vini Jr. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
No entanto, os condenados não cumprirão pena de prisão, após todos os quatro assinarem uma carta de desculpas a Vinicius, ao Real Madrid, à La Liga e à Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
O primeiro réu foi multado em 1.084 euros e os outros três em 720 euros, com punições adicionais que incluem uma ordem de restrição de 1.000 metros de Vinícius, sua casa e local de trabalho, e a proibição de se aproximarem de estádios de futebol durante os jogos da La Liga ou da RFEF.
Todos eles serão obrigados a participar de um programa educacional sobre igualdade de tratamento e não discriminação para que as penas de prisão impostas sejam suspensas.
Com informações da Reuters.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
