Beatles nunca esconderam suas referências, mas às vezes essas inspirações deixam de ser apenas alusões e passam a ser mais literais. É o caso do clássico “I Saw Her Standing There”, creditada para a dupla John Lennon e Paul McCartney. Em entrevista resgatada pela Far Out, McCartney admitiu que copiou “exatamente as mesmas notas” de Chuck Berry.
No caso, em sua música “I’m Talking About You”, de 1961, que os próprios Beatles chegaram a fazer cover no começo da carreira.
O beatle comentou como foi o processo de composição: “Eu toquei exatamente as mesmas notas que ele fez, e se encaixaram perfeitamente na nossa música. Eu escrevi com John na sala da frente da minha casa, no número 20 da Forthlin Road, em Allerton. Faltamos à escola e escrevemos no violão e um pouco no piano que eu tinha lá”.
Ao contar mais de suas memória sobre a composição, McCartney também explicou como foi fundamental a influência de Chuck Berry na sua vida:
“Às vezes começávamos uma canção do zero. Mas um de nós quase sempre tinha uma ideia inicial, um título ou um esboço. ‘I Saw Her Standing There’ foi minha ideia original. Eu tinha o primeiro verso, que definiu a melodia, o ritmo e o tom.” “Eu escrevi ‘She was just seventeen, she’d never been a beauty queen.’ John disse: ‘Beauty queen? Ugh.’ Então mudamos para ‘You know what I mean.’ E foi ótimo, porque você realmente não sabe o que eu quero dizer. Aprendemos tantas coisas com ele, que nos levaram a um mundo de sonhos do rock and roll. Para nós, ele era um mágico, fazendo uma música que era exótica e, ao mesmo tempo, familiar”.
Com informações do Whiplash.net.

Paul McCartney. Foto: Divulgação/Spotify/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.