O canal TV Cringe, do gigante Meteoro Brasil, que tem quase dois milhões de inscritos, faz mini doc sobre relação entre seitas políticas e religiosas que criaram games e até animes. O roteiro de Sophia La Banca e a narração de Ana Lesnovski mostra o tamanho do soft power asiático, sobretudo no Japão.
O documentário aborda a happy science, cujo fundador acredita que é a reencarnação de líderes religiosos (Maomé, Buda e outros) e que infla o número de seguidores. Segundo seus próprios parentes, que romperam com ele e que foram processados, a seita reúne 13 mil pessoas e se expressa através de animações brasileiras, chegando até a ter uma banda de j-pop.
A happy science demoniza, por exemplo, o filósofo Nietzsche, Marx e outros pensadores.
O que a TV Cringe, do Meteoro Brasil, diz nesse material?
Descrição do vídeo da TV Cringe, para entender o seu conteúdo: Falar de seitas é falar de um daqueles assuntos no qual às vezes é difícil de distinguir a realidade dos boatos e exageros. Às vezes porque existem muitos exageros sobre esse assunto, às vezes porque existem seitas tão bizarras que chegam a parecer ficção.
Quando falamos dos métodos de recrutamento dessas seitas, então… Hoje vamos falar sobre duas seitas que, de fato, são bizarras e que usam tentam te recrutar usando um método nada convencional para esse tipo de grupo: jogos e desenhos animados japoneses.
Outros grupos são abordados. Há até mod de Minecraft envolvendo esse soft power, o que parece o modus operandi da Brasil Paralelo e de iniciativas de extrema direita no Brasil.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.