À distância, formação continuada em Game Design terá início em agosto

Inscrições podem ser feitas no site benditas.art.br/gamedesign

Notebook. Foto: Shutterstock

Recebemos a seguinte informação:

Em sintonia com as práticas de isolamento social para combater a covid-19, o “Programa de Formação Continuada em Game Design” dá início às suas atividades de capacitação no setor de jogos digitais em ambiente online. As pessoas interessadas em atuar no mercado de game design podem submeter suas inscrições, no valor de R$ 35, até o dia 20 de agosto para cursar o programa completo. Os participantes passarão por 13 fases, somando uma carga horária de 376 horas, em aulas e atividades práticas, que vão de agosto de 2020 até setembro de 2021. O curso será finalizado com o desenvolvimento de um protótipo de jogo. Quem não quiser fazer o programa completo, poderá adquirir fases avulsas, conforme seu interesse. Para se inscrever, é só acessar o site do projeto: benditas.art.br/gamedesign.

As aulas serão realizadas em formato online e ao vivo, em plataforma de webconferência, expandindo a possibilidade de encorpar o conteúdo programático com a colaboração de profissionais de referência, atuantes em diferentes partes do Brasil. A fase 1, por exemplo, será ministrada direto de Alagoas, por Fernando Pimentel, pedagogo, doutor em educação e pesquisador de jogos digitais. Na fase 2, o programa contará com a participação de Pedro Zambon, consultor de Inteligência de Mercado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos – Abragames. Doutor em Comunicação na Unesp, Zambon vai ministrar a fase Jogos Digitais e Suas Interfaces, que, dentre outras questões, vai tratar de temas relacionados com a indústria de jogos digitais, destacando aspectos que tensionam o mercado neste segmento, bem como o crescimento dos indie games.

O programa pode ser adquirido, na sua totalidade, por 10 vezes de R$ 375. Cada fase também poderá ser comprada separadamente. Ao final, os participantes com 75% de frequência das aulas e execução das atividades recebem o certificado de game designer. Promovido pela Benditas Projetos Criativos, numa parceria com o Comunidades Virtuais, grupo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o programa “Game Design” tem coordenação geral de Sofia Federico e Tatti Carvalho.

Lynn Alves, que é responsável pela concepção e coordenação pedagógica do “Programa de Formação Continuada em Game Design”, explica que o projeto tem a intenção de possibilitar uma visão mais sistêmica do processo de desenvolvimento de jogos, atendendo diferentes perfis. “Ele é voltado para quem já atua em algum segmento da indústria de games e tem interesse em se qualificar para outros papéis. Mas o projeto também atende aquelas pessoas que não tem conhecimento nenhum e buscam qualificação nesta área”. Lynn é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais.

Profissão: game designer
Um game designer está capacitado para pensar o sistema de regras, recompensa e mecânica do jogo. Para isso, é preciso adquirir uma visão sistêmica do game e conhecimento sobre roteiro, ilustração, modelagem, aparência, programação até a jogabilidade e experiência do jogador. O “Programa de Formação Continuada em Game Design” oferece capacitação para um mercado que está em expansão, e só acelera a procura por profissionais que deem conta da evolução de tecnologias.

As aulas estão concentradas em módulos, como, por exemplo, “Jogos digitais e suas interfaces”, “Roteiro para games”, “Noções básicas de programação”, “Trilha sonora para games”, “Gamecultura e serious games”, “Estudo de viabilidade técnica e empreendedorismo”, “Introdução ao Unity”, entre outros. Os professores são profissionais atuantes e pesquisadores do campo de games, com uma perspectiva ampliada sobre o trabalho dos game designers. Todos possuem experiência em criação de jogos, em diversas áreas, desde roteiro até programação.

Na última etapa, os(as) alunos(as) vão criar, em equipe, um protótipo de jogo. O trabalho coletivo na criação de jogos é fundamental, já que exige o envolvimento de diferentes expertises.

Sobre a Benditas
A Benditas Projetos Criativos foi fundada em 2013, com foco em criação e produção de projetos em artes, cultura e audiovisual, bem como na formação de empreendedores criativos, entre técnicos, artistas e gestores culturais. Mostras, oficinas, cursos e eventos, além de séries, filmes e outros conteúdos audiovisuais compõem o portfólio da empresa. A Benditas também vem se consolidando na prestação de serviços de consultoria para agentes públicos e privados que atuam nas áreas de Economia Criativa e Inovação, especialmente no segmento audiovisual.

“Programa de Formação Continuada em Game Design”
O “Game Design” é uma realização da Benditas Projetos Criativos, em parceria com o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB). O projeto foi contemplado no Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

“Programa de Formação Continuada em Game Design”
Mais informações sobre o programa de formação e valores: benditas.art.br/gamedesign/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.