MCTI anuncia abertura de inscrições para bolsas de estudo e financiamento de pesquisa do ICGEB - Drops de Jogos

MCTI anuncia abertura de inscrições para bolsas de estudo e financiamento de pesquisa do ICGEB

Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia oferce oportunidades com foco no avanço da ciência, tecnologia e inovação no país

Imagem: Freepik/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Imagem: Freepik/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do governo Lula. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Arturo Falaschi, que oferece oportunidades de Doutorado e Pós-Doutorado.

Além de outras modalidades de fomento à pesquisa promovidas pelo Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março.

Além das bolsas de estudo, o edital do ICGEB contempla o Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa Colaborativa para o ano de 2025 e o Programa de Apoio e Financiamento de Cursos e Encontros para o ano de 2026.

As Bolsas de Pós-Doutorado em Ciências da Vida incluem remuneração, cobertura de despesas com viagem, seguro de saúde e outros benefícios adicionais. Já o Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa Colaborativa destina-se a estudos que abordam desafios científicos originais de relevância nacional e regional, contemplando áreas como Ciências da Vida, Saúde Humana, Biotecnologia Industrial e Agrícola e Bioenergia. Os candidatos devem ocupar cargos em universidades ou institutos de pesquisa em qualquer um dos Estados-Membros do ICGEB.

MCTI é o ponto focal do Brasil no ICGEB e desempenha um papel essencial na intermediação de cooperações e no fortalecimento da ciência nacional por meio dos programas oferecidos pela instituição internacional.

Sobre o ICGEB

O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB) é uma organização intergovernamental, inicialmente estabelecida como um projeto especial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com sede em Trieste, Itália. Desde 1994, atua de forma autônoma e mantém mais de 45 laboratórios de ponta em suas três sedes principais: Trieste (Itália), Nova Deli (Índia) e Cidade do Cabo (África do Sul).

O ICGEB conta com 68 países-membros e opera como uma rede global, promovendo pesquisa de ponta, capacitação de recursos humanos e intercâmbio de conhecimento nas áreas de biotecnologia e biologia molecular. Suas atividades incluem o desenvolvimento de soluções em biomedicina, agricultura, biopesticidas, biocombustíveis e proteção ambiental.

A atuação do MCTI no ICGEB

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) representa oficialmente o Brasil no ICGEB e ocupa assento no Conselho de Governadores e no Conselho de Assessores Científicos. Além disso, um Liaison Officer local do ICGEB atua diretamente no MCTI, por meio da Coordenação-Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE), fortalecendo o vínculo entre o Brasil e o Centro.

Nas últimas décadas, o Brasil tem se beneficiado dos programas do ICGEB, recebendo investimentos para formação de recursos humanos, treinamento especializado e financiamento de pesquisa, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.

Para mais informações sobre as inscrições e os programas oferecidos, acesse o site do ICGEB ou entre em contato com o MCTI.

Imagem: Freepik/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Imagem: Freepik/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments