20 livros de Game Design que você precisa conhecer. Por André Luiz Silva Negrão - Drops de Jogos

20 livros de Game Design que você precisa conhecer. Por André Luiz Silva Negrão

"Gostaria de ler sobre Game Design, mas não sei por onde começar."

Foto: Divulgação

Se essa frase te parece familiar, essa lista é para você.

Conheça um pouco sobre 20 livros de Game Design e decida qual se adapta melhor às suas necessidades de estudos.

– Game Design Workshop – A Playcentric Approach to Creating Innovative Games
Quando me perguntam qual é o melhor livro de Game Design para começar os estudos, é esse que recomendo. Vai da explicação do que é ser um Game Designer até um conhecimento básico da indústria de games. No caminho passa pela definição de jogos, seus aspectos formais e dramáticos (Mecânicas e narrativas, por exemplo), a concepção do jogo em si da ideia até o protótipo e balanceamento, e ainda consegue tempo para falar sobre diversão, acessibilidade, estágios do desenvolvimento de um jogo e toda sua documentação.

– The Art of Game Design – A Book of Lenses
Um dos melhores livros para iniciantes. Primeiro, por abordar todos os tópicos do desenvolvimento de um jogo, da concepção da ideia à venda do produto final. E segundo, por se aprofundar em vários desses tópicos. Não é apenas uma pincelada rápida, e sim uma explicação completa. E não é só isso. O livro possui diversas "Lentes" que auxiliam o Game Design a avaliar seu próprio jogo e suas decisões de Game Design. Simplesmente indispensável.

– A Theory of Fun for Game Design
É quase um consenso geral que um bom jogo é aquele que é divertido, mas… O que é diversão? Qual é a definição de diversão? Essa é uma dúvida constante no desenvolvimento de jogos visto que o que pode ser divertido para uns não é divertido a outros. Mas agora seus problemas acabaram (musica emocionante). Baseado em pesquisas cientificas o autor define diversão de uma forma extremamente útil para Game Designers. Se pretende fazer jogos divertidos, não pode deixar de conferir esse material.

– Designing Games – A Guide to Engineering Experiences
Um material fantástico. Este livro é centrado na experiência do jogador, trabalhando todos os conteúdos com esse objetivo em mente. Além de abordar assuntos levando o emocional do jogador como prioridade é um dos poucos que se aprofunda em tópicos raros como emergência, elegância e balanceamento.

– Game Development Essencials
O livro já mostra suas diferenças nos primeiros capítulos começando por uma introdução a história dos videogames, estudo sobre os jogadores e sobre os diversos tipos de jogos existentes. Em seguida se aprofunda em narrativas, personagens, jogabilidade, níveis, interface e áudio. Para finalizar, especificações sobre os diferentes trabalhos no desenvolvimento de jogos e as fases na qual o jogo passa durante sua criação, do conceito a pós-venda.

 

– Game Architecture and Design – A New Edition
Este livro é apenas um terço Game Design, pois se aprofunda em gerenciamento de equipes e arquitetura técnica. Mesmo em sua sessão de Game Design o foco é a produção final do jogo. Aborda idealização, jogabilidade, documentação, balanceamento, e interface com o jogador. Destaque para os inúmeros estudos de caso que permeiam todo o livro. Material recomendado àqueles que querem compreender o desenvolvimento de jogos considerando todos os seus aspectos técnicos.

– Game Mechanics – Advanced Game Design
Material focado nas mecânicas de jogo. Aborda emergência, progressão, economias, balanceamento e outros elementos mantendo o foco principal. Considerando o quão pouco é dito sobre mecânicas nos livros de Game Design, esse material é uma joia rara.

– Rules of Play – Game Design Fundamentals
O livro mais focado em ludologia de toda a lista, e também o mais complexo. Abordando aspectos mentais, sociais e culturais e dedicando diversos capítulos a regras e sistemas esse material se consagra como o mais profundo na questão: o que é um jogo? 

– Game Design Theory & Practice
Livro profundo e bem-humorado. Profundo, pois cada capitulo abordado é muito bem embasado, com várias listas interessantes, como o que os jogadores querem, quem deve participar de um playteste ou diferentes tipos de documentação. Bem-humorado, pois é cheio de piadinhas espalhado por todo o material. Além disso, é repleto de entrevistas e análises de jogos famosos. 

– Level Up – The Guide to Great Video Game Design
Se o livro acima é bem-humorado, esse aqui certamente poderia estar na sessão de comédia. O que mais dizer de um livro com um "Bem Vindo Noobs" como título do primeiro capítulo? E não fica só nas piadinhas escritas. O material contém vários cartoons com bonequinhos de palito também.
De conteúdo possui abordagem do mercado e desenvolvimento de jogos, ideias, narrativas, documentação, mecânicas e diversos outros aspectos da criação de jogos digitais. 

– Beyond Game Design – Nine Steps Toward Creating Better Videogames
Material focado em emoções, ludologia e inclusão dos diversos tipos de jogadores. É o mais profundo da lista ao lidar com as emoções dos jogadores, classificando os jogadores por tipos de diversão que lhes agradam e os respectivos sentimentos que geram essas diversões. Em ludologia, abrange os tipos de jogos por suas essências e em inclusão, aspectos para projetar jogos para os diversos tipos de jogadores e suas particularidades especificas. Tudo academicamente embasado, devido aos seus autores e suas respectivas publicações científicas na área.

– Design de Games – Uma Abordagem Prática
O único da lista em português. O início do livro é uma introdução interessante ao Game Design, o que faz um Game Designer e como se preparar melhor para projetar jogos de forma criativa. Após a introdução, já lhe joga no mundo real de desenvolvimento, apresentando documentação e ferramentas de programação. Após um pouco de teoria sobre o jogador, suas emoções e ações, o material passa para pontos técnicos específicos no desenvolvimento de jogos digitais. Recomendado a Game Designers que também atuam como programadores, ou vice-versa.

– Game Design for Teens
Game Design para adolescentes. Essa abordagem se reflete em uma linguagem mais leve direcionada ao sonho adolescente de fazer um jogo. Dessa forma, o livro se inicia com uma visão ampla do desenvolvimento de um jogo digital, define as funções e habilidades do Game Designer, a documentação necessária e concepção de ideias. Após essa introdução teórica, os outros elementos são mais técnicos, como áudio, interfaces e cronogramas. Recomendado para Game Designers que dividem sua função entre programação, arte ou produção.  

– The Game Inventor's Guidebook
Livro apenas para Game Designers Analógicos, mas para esse público é um dos melhores materiais já publicados. Esse livro apresenta diversos jogos e empresas de sucesso e uma ampla visão de como o mercado mundial de jogos analógicos funciona. Menciona os prós e contras das razões de desenvolver o próprio jogo, fazer publicação própria ou licenciar o jogo a uma publicadora. Ainda fornece suporte ao desenvolvimento do próprio jogo e como lidar com os diversos desafios de publicação. 

– Chris Crawford on Game Design
O autor daquele que é considerado o primeiro livro de Game Design (em 1984) nos traz sua nova obra. O foco na jogabilidade é constante, abrangendo desafios, conflitos, interatividade e criatividade. Fora desse foco o livro é uma conversa livre do autor com o leitor, contando suas experiências em Game Design, análises, jogos que gostaria de ter desenvolvido e algumas histórias da indústria. 

– Andrew Rollings and Ernest Addams on Game Design
Uma abordagem tradicional definindo o Game Design, o Game Designer e a concepção da ideia de jogo. A partir desse momento sua abordagem se diferencia dos demais por se aprofundar na criação da experiência do jogador, técnicas de balanceamento, mundos de jogo, narrativas e criação de personagens. Seu real destaque é pela dedicação aos principais gêneros de jogos digitais, inclusive jogos online, detalhando as principais características e os desafios comuns ao projetar jogos desses gêneros.

– Challenges for Game Designers
Além dos conceitos básicos que se é esperado de um livro de Game Design, esse material aborda vários aspectos inéditos, como transformar um jogo digital em analógico, aprender um novo gênero de jogo, projetar jogos para contar histórias ou adicionar e remover mecânicas de um jogo. O grande diferencial do livro é que todos seus capítulos são apresentados na forma de exercícios e desafios, o qual o leitor vai fazendo para aprender os conceitos pouco a pouco na prática. É o mais próximo de uma aula em livro que vai encontrar sobre Game Design. 

– Game Design – The Art & Business of Creating Games
Este é um daqueles casos na qual suspeitamos que o nome Game Design no título é apenas uma isca para potenciais leitores, pois o livro pouco fala sobre Game Design, mas nem por isso é um material descartável. O livro fornece ao leitor uma visão de Game Design com um olho no jogo, outro na produção. Repleto de material sobre produção de jogos é recomendado a Game Designers que pretendem ser os produtores do próprio jogo, ou vice-versa.

– Game Design Foundations
Como o livro acima, este é um livro que de Game Design, pouco nos oferece, mas compensa sua conferida devido ao material técnico que oferece. Apresenta a real utilidade de um Game Designer, alguns princípios e conceitos de jogo e após uma extensa lista de gêneros e pesquisa sobre outros jogos o livro se aprofunda em arte, animação, programação, áudio e engines 3D. Recomendado para Game Designers que querem atuar em todas as áreas do desenvolvimento de jogos.

– David Perry on Game Design – A Brainstorming Toolbox
Uma caixa de ferramentas cheia de material para engatilhar ideias criativas, mas não espere encontrar os tradicionais conceitos de Game Design aqui. No lugar deles temos informações sobre publicadoras, gêneros de jogos, modelos de negócios e propriedade intelectual. Uma lista imensa de detalhes sobre narrativas, personagens e mundos de jogo. Alguns clichés dos principais gêneros, desafios, recompensas, enigmas e até uma lista de armas históricas e modernas… Ufa… São mais de 1000 páginas de muito material.

Com tanto material disponível, basta escolher os livros que melhor se encaixam ao seu perfil e iniciar a leitura. 

Agora, se quer conferir parte do conhecimento de todos esses livros de forma rápida e simples, sua melhor opção é o curso de Game Design da Game Academy. 

Além de estar tudo em português, o curso é em vídeo, com pouco mais de 4 horas de duração. 

Confira no link:
http://gameacademy.com.br/course/game-design/

Bons estudos.

André Luiz Silva Negrão
Retro Gamer de coração, passou alguns de seus melhores momentos na frente de um Mega Drive e um Snes e é colaborador do Drops de jogos. É também game designer, estudioso sobre Trading Card Games e jogos educativos. Atualmente envolvido no desenvolvimento do seu novo jogo, Anjos & Dragões.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Design
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments