Durante a Game Developers Conference de 2023, a Epic anunciou o Fab, um mercado unificado no qual os criadores poderão encontrar, publicar e compartilhar assets digitais para uso na criação de experiências. A ferramenta reunirá os mercados da Epic, como Unreal Engine Marketplace, Sketchfab Store, Quixel e ArtStation Marketplace.
A iniciativa será oficialmente lançada no meio de outubro. O lançamento do mercado será feito em etapas, iniciando em 17 de setembro, com a abertura do Fab Publishing Portal para os criadores do Unreal Engine Marketplace.
No início de outubro, além de permitir que novos criadores digitais se inscrevam e comecem a enviar suas criações, a Epic lançará uma ferramenta de migração para a comunidade Sketchfab mover facilmente seus conteúdos licenciados para o Fab. Então, no meio de outubro, o publicador do Fab será oficialmente lançado.
O ArtStation Marketplace continuará operando normalmente com o objetivo de permitir que os criadores transfiram seus produtos para Fab em 2025.
Fab oferecerá uma participação na receita de 88% para os criadores, permitindo-lhes construir negócios reais e sustentáveis na plataforma. No entanto, do lançamento até o final de 2024, os criadores do Fab ganharão 100% de participação na receita em vendas de produtos licenciados pelo Fab Standard, como parte de uma promoção de lançamento.
Além disso, haverá uma parceria temporária com a Adobe, na qual os usuários que publicarem um produto licenciado pelo Fab ou fizerem uma compra mínima de US$ 25 serão elegíveis para receber uma assinatura gratuita de 6 meses do Adobe Substance Painter and Modeler.
Esse novo espaço atenderá a todos os criadores digitais de diferentes indústrias, incluindo games, VFX, animação, simulação, design, arquitetura, moda etc.
As criações podem variar entre modelos 3D, materiais de som, humanos digitais e muito mais. Um verdadeiro mercado amplo para que os artistas exponham seus projetos.
Aqui está o que você encontrará no Fab no lançamento:
- Suporte multimotor e multiplataforma, oferecendo conteúdo compatível com vários motores gráficos de jogos, incluindo Unreal Engine e Unity e dezenas de ferramentas de criação de conteúdo, como Blender, Maya, Cinema 4D e Adobe Substance 3D.
- Grande variedade de tipos de ativos com modelos 3D, ativos 2D para motores gráficos de jogos, ambientes, áudio, ferramentas e plug-ins em vários formatos.
- Integrações Unreal Engine e UEFN para que os criadores possam acessar o conteúdo Fab sem sair do editor, facilitando a inserção de ativos diretamente em seus projetos.
- Visualizador 3D de última geração em tempo real, permitindo que os criadores inspecionem ativos 3D e dando aos editores as ferramentas para apresentar facilmente seu trabalho em 3D em tempo real.
- Ferramentas de pesquisa e descoberta para que os criadores possam encontrar os formatos de arquivo ou ativos que procuram rapidamente, pelo preço certo e sob a licença de sua preferência.
- Vários tipos de licença com preços diferenciados para licenças padrão, permitindo que os vendedores disponibilizem produtos para compra com preços diferentes para uso pessoal ou profissional.
- Transparência da IA, permitindo que os criadores controlem se seus produtos podem ser usados para treinamento programas generativos de IA, exigindo que os vendedores declarem se seus produtos foram criados com a ajuda de programas generativos de IA e garantia de que a Epic não usará ou fará negócio com terceiros para usar o conteúdo dos criadores para treinar programas generativos de IA.
Epic afirma que continuará adicionando recursos avançados, novos conteúdos e integrações com plataformas próprias e de terceiros e ferramentas de criação de conteúdo.
À medida que o Fab continua a se desenvolver, a empresa planeja introduzir novos formatos de arquivo incluindo ativos de Minecraft e Roblox, acesso a MetaHumans, novas classificações e análises sistema, perguntas frequentes sobre produtos e novas análises para aprimorar a experiência do editor.
Com informações do IGN Brasil.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.