Não se trata de uma marca italiana de carro, ou de um modelo específico dessa marca, ou uma caixa de fósforos. Bem, quase.
O termo “Fiat Lux” é originalmente da Bíblia, do livro Gênesis, onde Deus criou o céu e a Terra. Foi a partir desse conceito que surgiu um coletivo de designers de jogos nacionais formados por Robert Coelho, Sérgio Halaban, André Teruya e Igor Knop.
“Fiat Ludens, faça-se o lúdico. O fogo que deu asas à imaginação de um ser lúdico. O projeto consiste em explorar, através de jogos do tamanho de uma caixa de fósforos, a liberdade criativa e o encaixe de diversas mecânicas.” – Assim diz o manifesto Fiat Ludens.
O projeto conta com três títulos lançados: Nuvens, Schrodinger e Várzea. Com regras simples em uma caixinha de fósforos, os exemplares foram distribuídos gratuitamente no primeiro dia da edição de 2023 do Diversão Offline e esgotaram em questão de minutos, dado o tamanho do sucesso.
Agora vamos torcer para o projeto ter mais ações pontuais e mais gente adquirir os simpáticos jogos.
Se interessou? Apoie e saiba mais sobre o projeto no Instagram do Fiat Ludens.
@fiatludens
Game designers responsáveis: @robertcoel, @sergiohalaban, @teruyajogos, @igorknop
Imagem: reprodução
Julyana Barradas é entusiasta dos jogos de tabuleiro e RPGs, tem vivência como Monitora de Jogos independente e produz conteúdo digital sobre o tema na página The Board is on the Table, também como colaboradora do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.