Um modelo inédito de rede neural, capaz de entender como fazer a transformação no rosto das pessoas, foi criado pela área de tecnologia da Disney, a Disney Research Studios.
A novidade, criada em parceria com a Universidade de Wisconsin, nos EUA, e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, é capaz de alterar a aparência de atores em qualquer filme ou programa de televisão, deixando-os mais velhos ou mais novos, de acordo com a necessidade da produção.
Batizada como FRAN (sigla em inglês para Rede de Alteração de Idade de Rosto), a IA trabalha a partir de milhares de imagens de rostos criados e envelhecidos artificialmente, por meios de outros programas.
Dessa forma, os pesquisadores conseguiram construir um vasto acervo “com variedade de identidades, idades e etnias em diferentes perspectivas”, segundo a pesquisa publicada pelo Disney Research Studios.
Com esse enorme volume de dados, a nova tecnologia aprendeu a realizar o trabalho sozinha, aplicando-a diretamente sobre cenas gravadas, economizando tempo e dinheiro das produções.
Veja, abaixo, o vídeo de apresentação da pesquisa:
Fonte: Tilt
Imagem: frame de vídeo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.