Globo anuncia maior crescimento de receitas publicitárias em 12 anos - Drops de Jogos

Globo anuncia maior crescimento de receitas publicitárias em 12 anos

O herdeiro mais novo dos Marinhos subiu na hierarquia

Paulo Marinho, presidente da Globo, no Upfront 2025, em que que a emissora anunciou programação. Foto: Reprodução/TV Globo

Paulo Marinho, presidente da Globo, no Upfront 2025, em que que a emissora anunciou programação. Foto: Reprodução/TV Globo

Globo anunciou ao mercado publicitário em seu Upfront, há duas semanas, que vai ter em 2024 “o maior crescimento de receitas publicitárias em 12 anos”. Em valores reais, a Globo de hoje fatura pouco mais da metade da Globo de 2014. Segundo o site Notícias da TV, os balanços contábeis que a Globo divulga anualmente só informam o total de receitas.

O maior grupo de comunicação do Brasil e um dos maiores do mundo divulga balanços sem especificar o que é publicidade e assinaturas. Historicamente, a arrecadação com propaganda representa em torno de 60% disso. Os demais 40% vêm principalmente de TV paga e streaming/Globoplay, de acordo com fontes bem situadas.

Na série histórica, o melhor ano da Globo foi 2014. Há 10 anos, a emissora contabilizava a entrada de R$ 16,244 bilhões em seu caixa. No ano seguinte, ainda ficou acima dos R$ 16 bilhões, mas nunca mais ultrapassou essa marca. Chegou a cair para R$ 12,5 bilhões em 2020, afetada pela pandemia, e vem se recuperando desde então. Fechou o ano passado com faturamento de R$ 15,134 bilhões.

Considerando a inflação do período, a receita da Globo em 2023 foi 44,6% menor do que em 2014, como mostra a tabela que ilustra este texto, elaborada para o projeto de mestrado deste jornalista. Colhidos diretamente nos balanços oficiais da Globo, os dados de receita e lucro foram atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado até 31 de dezembro do ano passado, quando se encerrou o último balanço.

A Globo também já foi mais lucrativa. Nos valores atualizados, ela saltou de um lucro anual de R$ 4,8 bilhões entre 2010 e 2015 para R$ 1,3 bilhão nos últimos oito anos. Isso ocorreu por que os custos aumentaram, enquanto as receitas se estagnaram em valores nominais e caíram em termos reais.

Globo tem promovido demissões em massa, diminuindo salários e integrando áreas. Isso deu para a empresa R$ 15 bilhões em caixa e investimentos. Embora o Globoplay não tenha emplacado, isso é importante na era das big techs e das redes sociais.

Com informações de Daniel Castro no Notícias da TV.

Paulo Marinho, presidente da Globo, no Upfront 2025, em que que a emissora anunciou programação. Foto: Reprodução/TV Globo

Paulo Marinho, presidente da Globo, no Upfront 2025, em que que a emissora anunciou programação. Foto: Reprodução/TV Globo

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments