Cinco assets para Framework em Unity que você pode usar no seu projeto de game gratuitamente

Os frameworks são conjuntos de bibliotecas com recursos para o desenvolvimento de games.

  • por em 14 de agosto de 2016

Diferente dos softwares de programação, que exigem a codificação de todos os elementos que compõem o desenvolvimento do jogo, os pacotes de dados de um framework podem ser integrados de modo que o resultado final seja utilizado pelos jogadores sem exigir grande empenho em programação para as criações do game designer.

O Drops de Jogos selecionou cinco assets de framework disponíveis gratuitamente para criação de games com o sistema Unity, programa favorito da maioria dos iniciantes em desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Não são os melhores nem os piores recursos do gênero, pois essa avaliação dependerá de um criador de jogos para outro. Da mesma forma, a gratuidade dos sistemas não os transforma necessariamente em soluções menos qualificadas que programas pagos, de modo que vale investigar e encontrar o melhor programa para suas necessidade. 

Segue a breve lista de produtos:

Entitas
O Entitas é um ECS, Entity Component System Framework, ou framework baseado em sistema de entidades componentes. Uma entidade é um elemento capaz de conter dados para representar determinados objetos no aplicativo. O Entitas é um sistema leve, rápido e livre de complexidades desnecessárias, que otimiza a produção, baseado em classes de recursos, fáceis de aprender e aplicar.
Download

SteamWorks
Série de funcionalidades para a criação de jogos, desenvolvida e disponibilizada pela Valve, para jogos a serem oferecidos ao público na plataforma Steam.
O pacote apresenta recursos como achievements, savegame, configurações que podem ser sincronizadas online, cloud, adição de conteúdo (DLC), matchmaking entre jogadores em modo multiplayer e a comunidade Steam, que conta com milhões de jogadores.
Download

The Universe
Ferramenta de utilização extremamente simples, que permite gerir todos os recursos do jogo sem qualquer manutenção necessária. 
Segundo informações da empresa desenvolvedora do sistema, as cenas do game funcionam sem a adição de elementos externos complementares para o projeto.
O programa funciona para plataformas diversas, de dispositivos móveis (incluindo Windows Phone e Blackberry!) a PC, Mac e Linux.
Download

Zenject 
Criado exclusivamente para Unity, o Zenject é um sistema que converte o código base do aplicativo criado com Unity em uma coleção de elementos integrados que respondem de forma segmentada e complementar às diversas demandas do game.
Unindo partes diferentes do projeto em configurações variadas, o programa permite escrever, reescrever e reconfigurar com facilidade as intenções planejadas para o game. O código resultante pode ser testado de forma escalável e bastante flexível.
O programa também permite saída para plataformas diversas como PC, Mac, Linux, iOS, Android, Windows Phone 8, Webplayers and WebGL.
Download

UnitySteer
Biblioteca de componentes direcionáveis, que abrange desde a definição de trajetos para os objetos de cena que se movimentam até recursos para evitar os obstáculos. 
O projeto foi criado com o objetivo de agir como uma caixa de ferramentas para auxiliar no comportamento de objetos e na definição de colisões e encontro entre elementos do jogo. Embora possa parecer uma questão de menor importância para desenvolvedores novatos, a colisão de objetos (e as variáveis dessa programação) está entre os elementos fundamentais na criação e dinâmica dos jogos.
Download

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Tecnologia