Um novo sistema para ensinar os princípios básicos do design de games está ao alcance das crianças com o Bloxels, brinquedo que incentiva a criação de jogos por meio da combinação de cubos plásticos coloridos. Os jogadores conseguem criar mundos completos, personagens, níveis e histórias simplesmente psicionando os blocos plásticos em uma base quadriculada e capturando a imagem com a câmera de um dispositivo móvel. É possível criar, editar, configurar e animar o conteúdo diretamente no aplicativo gratuito que acompanha o kit. O resultado pode ser um game criado inteiramente pela criança, sem uso de códigos ou outros recursos.
"Bloxels é um verdadeiro divisor de águas na evolução e tecnologia de videogames, permitindo que os jogadores criem suas próprias histórias e personagens através da combinação [das peças] em um tabuleiro manipulável, com blocos e uma engine de videogames clássicos", afirmou Robin Rath, fundador e CEO da Pixel Press, produtora do brinquedo.
Não se espere das produções criadas com o recurso obras primas do design de games. Considerando as possibilidades de criação presentes no sistema, no entanto, é possível a uma criança com afinco produzir games similares às primeiras produções para os consoles de 8 bits, de Pitfall a Super Mario, ainda que com certas limitações. Mesmo assim, o brinquedo pode ser um primeiro passo para introduzir os pequenos na arte da produção de games, fazendo-os tomar gosto pelo tema e, talvez no futuro, ingressando oficialmente no mercado.
O brinquedo é recomendado para crianças a partir de 8 anos e pode ser adquirido através da loja online do fabricante ao preço de US$ 49.95.
Acompanhe o Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.