Drops de Jogos recebeu informações oficiais. CESAR desenvolve estudantes por meio de concursos de robótica e contribui com diminuição do gap em tecnologia.
O CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações, vem atuando há 26 anos como protagonista no desenvolvimento de tecnologias, visando a diminuição do gap da área, de forma a contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Desde 2014 a empresa vem participando de competições na área de robótica para aperfeiçoar alunos e desenvolver skills, tendo, com isso, já impactado a vida de milhares de estudantes, que se desenvolvem a ponto de trabalhar na área.
Para um maior aprimoramento de tecnologia com o intuito educacional, a empresa notou que era necessário participar de competições de robótica para desenvolver pesquisas com objetivos específicos, criar expertise e desenvolver novas habilidades, para se inserir em um mercado sempre crescente. Era necessário entrar em campeonatos para aprender mais sobre o setor e, dessa forma, ajudar a desenvolver talentos na área. Ciente da importância deste passo, o CESAR buscou grandes competições e conquistou resultados expressivos: foi campeão Latino Americano em dois anos consecutivos da Robocup com um robô doméstico autônomo que reconhece vozes e conversa com o ser humano, além de verificar alguns sinais vitais e até identificar se uma pessoa está feliz ou triste.
“Nosso propósito é fazer transformações sociais por meio da robótica, com o intuito de desenvolver pessoas e negócios. Já participamos de diversos campeonatos de robótica com muitas vitórias e ensinamentos. Recife é referência no cenário nacional e temos orgulho de termos contribuído para que a cidade alcançasse esse status”, afirma Henrique Foresti, professor da CESAR School.
Recentemente, a empresa vem patrocinando, auxiliando e incentivando novos talentos a, cada vez mais, atuarem na área de robótica. Um exemplo disso, é a colaboração do centro de inovação com a equipe da RoboCIn – equipe formada por alunos de diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI) e de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – A equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi campeã nas modalidades de futebol VSS (Very Small Size Soccer), SSL (Small Size League) e Simulação 2D da LARC (Competição Latino Americana de Robótica). Participando pela primeira vez da categoria de drones, os estudantes chegaram à terceira colocação no desafio técnico e terceira colocação também no geral. Além disso, a equipe conquistou a vitória na categoria Small Size League (SSL) da RoboCup 2022, em Bangkok, na Tailândia, assim, tornando-se campeã mundial.
Durante o Rec’N’Play – maior festival de tecnologia e inovação do Brasil realizado por um dos principais parques tecnológicos da América Latina – deste ano ocorreu o lançamento do Bit Fundamental da Buzzstation, uma meta plataforma de colaboração e transformação digital com arte, cultura e tecnologia que conecta pessoas a programas de formação, universidades e grupos de pesquisas. O projeto tem como intuito encaminhar estudantes para oportunidades de trabalho reduzindo a falta de profissionais qualificados na área de tecnologia. Outro objetivo da ação é dar suporte a uma comunidade que já realizou transformação social com a robótica em milhares de jovens com projetos reconhecidos, implantados com importantes instituições.
“Ações como essa são muito importantes para levar ensino e inovação aos estudantes, e até mesmo para ajudá-los a se preparar para o mercado de trabalho. Estamos muito felizes com os resultados, eles são a essência do que o CESAR, como um centro de inovação, busca levar para a sociedade. É muito satisfatório fazer parte da jornada destes alunos e contribuir para a evolução deles”, comenta Henrique Foresti.
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Sobre o CESAR
O CESAR é um centro de inovação que há mais de 25 anos forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais de mil e trezentos colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre.
A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. O CESAR também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios.
Primeiras impressões: Jogo brasileiro Camp Wars. Por Pedro Zambarda
Testamos o SpatialLabs View, o “VR sem óculos” da Acer. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.