Controle especial permite que tetraplégicos interajam nos games

Para pessoas com restrição de movimentos, criações como o Quadstick podem oferecer a possibilidade de entretenimento com os games.

  • por em 8 de janeiro de 2016

Esta semana, o Drops de Jogos divulgou o trabalho de indies de Israel, que criaram em vídeo uma fase de Super Mario Bros como cadeirante, como forma de discutir acessibilidade universal. O tema rememorou outra chamada, criada há 5 anos, na qual era apresentado o Quadcontrol, um aparelho para que pessoas com restrição total de movimentos pudessem jogar. O dispositivo não se encontra mais à venda hoje, mas há substitutos à altura, como o Quadstick, que podem ser de grande valia para tetraplégicos e pessoas com limitações de mobilidade.

O aparelho conta com joystick, quatro sensores de sopro e sucção, um sensor de posição para os lábios e um botão de pressão ligado a um processador ARM de 32 bits, responsável por converter as entradas de sensor para USB ou sinais Bluetooth, para PC e consoles de jogos.

Fred Davison, o inventor, afirma ter-se motivado a desenvolver o Quadstick depois de tentar diferentes dispositivos de interação para auxiliar sua mãe, vítima de esclerose lateral amiotrófica. "Os videogames são hoje tanto sobre os aspectos sociais quanto sobre a apresentação de quebra-cabeças ou entretenimento, e desenvolver uma ferramenta que permitisse aos jogadores com deficiência jogar esses games em um nível elevado lhes permitiria participar mais plenamente desse mundo", escreveu Davison na página da campanha de arrecadação do QuadStick, no Kickstarter. "Havia várias soluções que permitem aos tetraplégicos usar um computador razoavelmente bem, mas para os consoles de jogos modernos, onde velocidade e tempo são críticos, poucos produtos pareciam realmente resolver o problema, especialmente para gamers com mobilidade muito limitada", esclareceu.

O aparelho é compatível com o PS3, Android e jogos de PC que usam joystick, mouse ou teclado. Com a utilização do adaptador Cronus Max, o controle pode ser usado também para jogar nos consoles XBox 360, XBox One e PS4.

Informações sobre o dispositivo podem ser conferidas diretamente no site do fabricante.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

Atualização: aparentemente, o artigo original de 2011 está fora do ar. A reportagem foi replicada à época por outro portal e os interessados podem conferir o assunto por meio desse link.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Tecnologia