Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
O Drops de Jogos recebeu com antecedência a nova pesquisa TIC Kids Online 2023 publicada nesta quarta (25). O levantamento é do Cetic.br, NIC.br e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Pesquisa abordou crianças e jovens entre nove e 17 anos que utilizam a Internet e como lida com os riscos e as oportunidades decorrentes desse uso, dizem as entidades.
Eles coletaram, entre março a julho de 2023, dados de 2.704 crianças e adolescentes, além de 2.704 pais ou responsáveis. 98% dos acessos deles são de casa, 85% na casa de outra pessoa, 44% na escola, 43% em outros lugares como lanchonete e igreja, além de 41% em deslocamento (provavelmente em celular).
82% pesquisou para fazer trabalhos escolares; 66% pesquisou por curiosidade ou vontade própria; 60% leu ou assistiu a notícias; 39% usou mapas; 35% procurou informações sobre saúde; 28% procurou informações sobre oportunidades de emprego ou cursos; 26% procurou informações sobre o que acontece no lugar onde mora, na sua rua ou seu bairro.
28% do grupo de adolescentes e jovens pesquisados utiliza filtros ou configurações para restringir o contato da
criança com propagandas na Internet. E o filtro é menor para meninos: 25%. 32% é o percentual da navegação de meninas na rede que utilizam com filtro.
LEIA MAIS
1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda
2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo
É há um dado preocupante: 9% dos usuários de Internet de 9 a 17 anos viram imagens ou vídeos de conteúdo sexual na internet nos últimos 12 meses. 34% viu imagens desse tipo sem querer, 26% pelas redes sociais e 9% em sites de vídeos.
5% das crianças e jovens viu conteúdo sexual em jogos eletrônicos. Veja os dados abaixo.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Drops de Jogos resenha a demo do jogo indie brasileiro Sonho Trapstar
Drops joga e resenha o belo indie Ori and the Blind Forest
Drops joga o grande Metal Gear Solid V Ground Zeroes e resenha
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.