Drops recebeu informações oficiais.

A Deezer , plataforma global de experiências musicais, acaba de lançar o primeiro sistema de identificação de inteligência artificial (IA) do mundo voltado para o streaming de música. Uma nova funcionalidade permite exibir de forma clara quais álbuns incluem faixas totalmente geradas por IA. Recentemente, a empresa também anunciou o lançamento de sua ferramenta avançada de detecção de músicas criadas por inteligência artificial, revelando que quase um quinto (18%) de todo o conteúdo musical enviado diariamente — mais de 20 mil faixas — é 100% gerado por IA.
” Detectamos um aumento significativo no envio de músicas geradas por IA apenas nos últimos meses e não vemos sinais de desaceleração. Tratamos de um problema que atinge todo o setor, e estamos comprometidos em liderar o caminho do boato à transparência, ajudando os fãs de música a identificar quais álbuns incluem conteúdo criado por IA “, afirma Alexis Lanternier, CEO da Deezer . ” A inteligência artificial não é, por si só, boa ou ruim — mas acreditamos que uma abordagem responsável e transparente é essencial para manter a confiança dos nossos usuários e da indústria da música. Também reafirmamos nosso compromisso com a proteção dos direitos de artistas e compositores, especialmente em um momento em que as leis de direitos autorais estão sendo questionadas em função do treinamento de modelos de IA .”
Embora a música gerada totalmente por IA ainda represente uma fração pequena das execuções na Deezer — cerca de 0,5% —, a plataforma acordada que o objetivo principal do envio desse tipo de faixa é, em grande parte, fraudulenta. Dados internos mostram que até 70% dos streams dessas músicas são falsas. Sempre que há detecção de manipulação de streams, a Deezer exclui execuções dos cálculos de repasse de royalties.
Para preservar a experiência do usuário e as remunerações justas dos artistas, a Deezer também está excluindo faixas 100% geradas por IA das recomendações algorítmicas e editoriais da plataforma.
- A ferramenta de detecção de música por IA da Deezer estabelece um novo padrão para o setor, com capacidade de identificar conteúdo 100% gerado por IA a partir dos modelos gerativos mais populares — como Suno e Udio —, e com possibilidade de adicionar capacidade de detecção para praticamente qualquer outra ferramenta semelhante, desde que haja acesso a exemplos de dados relevantes. Além disso, a Deezer avançou significativamente na criação de um sistema com maior capacidade de generalização, capaz de detectar conteúdo gerado por IA mesmo sem um conjunto de dados específico para treinamento.
- O aumento no envio de músicas geradas por IA ocorre em um momento de crescentes preocupações sobre o uso de obras por direitos autorais para o treinamento de modelos de IA e sobre iniciativas legislativas que podem enfraquecer as leis de direitos autorais para favorecer o desenvolvimento da IA .
- IA: um desafio crítico para a música – Segundo estudo da CISAC em parceria com a PMP Strategy, com participação de players importantes do setor (incluindo a Deezer), até 25% da receita dos criadores pode estar em risco até 2028, o que representa um impacto potencial de até €4 bilhões. Isso configura um desafio de grande escala — e até mesmo existencial — para o ecossistema de criação musical. (Leia o relatório)
- Distribuição x execuções – A maioria das faixas geradas por IA enviadas diariamente à Deezer chega a ser reproduzida, mas ainda assim contribui para a diluição do catálogo e é usada em atividades irregulares. Atualmente, até 70% de todas as execuções dessas faixas são consideradas fraudulentas.
- Novas patentes – Em dezembro de 2024, a Deezer entrou com o pedido de duas patentes relacionadas à sua tecnologia de detecção por IA, focadas em métodos distintos de identificação de assinaturas únicas que permitem diferenciar conteúdos sintéticos de conteúdos autênticos.
SOBRE A DEEZER
A Deezer é uma das maiores plataformas independentes de experiências musicais do mundo, que conecta os fãs com seus artistas, criando momentos para que as pessoas vivam a música. A empresa dá acesso a um catálogo completo de músicas e áudio HiFi de alta qualidade e recursos que ajudam a moldar o setor, em uma plataforma em ascensão presente em mais de 180 países. Fundada em 2007 em Paris, a Deezer é hoje uma empresa global com mais de 600 pessoas que estão baseadas na França, Alemanha, Reino Unido, Brasil e EUA, unidas pela paixão pela música, tecnologia e inovação. Ao construir parcerias estratégicas em mercados-chave na Europa e nas Américas, a Deezer continua oferecendo valor de marca e engajamento dos usuários em uma ampla variedade de setores, incluindo comunicações, mídia, hardware de áudio e varejo online. Como líder de inovações no setor, a Deezer foi a primeira plataforma a introduzir um novo modelo de monetização desde o início do streaming de música, projetado para recompensar os melhores artistas e a música que os fãs tanto valorizam. A Deezer está listada na Euronext Paris (Ticker: DEEZR. ISIN: FR001400AYG6) e também faz parte da Euronext Tech Leaders, dedicada a empresas europeias de tecnologia com alto crescimento e seu índice associado.
Siga o DeezerNews no Twitter e no LinkedIn para obter informações em tempo real.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
