Está provado: Tesla dirige contra muros igual o Coiote do desenho - Drops de Jogos

Está provado: Tesla dirige contra muros igual o Coiote do desenho

Lista de coisas que aceleram contra uma parede com o desenho de uma rodovia: Coiotes perseguindo Papa Léguas e carros da Tesla.

(Imagem: montagem por Rafael Silva/Drops de Jogos)

Lembra nos desenhos do Papa Léguas quando o Coiote era enganado por uma pedra com uma rodovia pintada e você pensava “mas nunca que alguém ia ser burro pra fazer isso na vida real”? Então prepare-se, porque esse pode ser (mais) um problema para quem usa o piloto automático dos veículos da Tesla.

Como demonstrou o engenheiro e youtuber Mark Rober em um novo vídeo, isso é o que acontece quando um veículo autônomo utiliza apenas dados de input visuais para tomar suas decisões.

No vídeo, ele coloca o modo de piloto automático da Tesla (que se baseia apenas em dados visuais) contra o piloto automático de um Lexus que utiliza a tecnologia LIDAR. Ambos os carros competem em diferentes cenários, como se conseguem frear para uma criança no meio da estrada, ou se são enganados por uma estrada desenhada em uma tela.

Ambos os veículos passaram em três dos seis testes feitos, e o sistema da Tesla não mostrou nenhum problema ao frear para uma criança parada no meio da estrada, uma criança que aparece correndo e quando o excesso de luminosidade atrapalha a visão.

Mas o sistema todo baseado em imagens apresentou problemas quando uma chuva intensa ou névoa muito forte toma conta da pista, e não somente não freou, como nem conseguiu detectar que havia uma criança na pista nestes testes.

Mas a cereja do bolo é o final: assim como já foi teorizado por muitas pessoas, o sistema de navegação visual da Tesla seria enganado pelos produtos ACME. Ao testar na prática se um Tesla reconheceria uma tela com o desenho de uma rodovia, o veículo da Tesla falhou miseravelmente e atravessou o desenho como se fosse uma continuação da pista, sem ao menos esboçar frenagem.

Can You Fool A Self Driving Car?

O Lexus equipado com tecnologia LIDAR passou em todos os seis testes com folga.

LIDAR x Visual: porque a Tesla comprou essa briga?

Enquanto a maioria das fabricantes de carros autônomos baseiam suas tecnologias no uso de dispositivos LIDAR (sigla para Light Detection and Ranging) há anos, Elon Musk obrigou a Tesla a abandonar essa tecnologia e desenvolver os sistemas dos veículos da Tesla baseados apenas em informações visuais. O bilionário chegou até mesmo a chamar a tecnologia LIDAR de “estúpida, cara e desnecessária”.

Ele estava certo em apenas uma terço desta declaração: o LIDAR é caro. Por utilizar pulsos de laser infravermelhos que ricocheteiam em todos os objetos ao redor para mapear um ambiente (de forma similar a como os morcegos “enxergam”), ela não é uma tecnologia barata. Mas existe um motivo de porquê a Tesla é a única fabricante a abandonar totalmente as pesquisas com ela.

E o motivo fica muito claro nos testes promovidos por Rober: usar apenas dados visuais é algo impreciso e torna esses sistemas de direção autônomas mais perigosos para o condutor e para todas as pessoas em volta. Por mais que se tente argumentar, se o seu sistema é enganado por um plano para pegar o Papa Léguas qualquer argumento de segurança cai por terra.

O sistema de piloto automático da Tesla já aparece como responsável por centenas de feridos e dezenas de mortos em acidentes veiculares, e a coisa pode piorar ainda mais quando a empresa colocar nas ruas seus “robô táxis” totalmente autônomos.

E o que é possível fazer sobre isso? Nada, porque o Elon Musk é quem manda em desmanda em todos os gastos governamentais – inclusive nos setores que regulam se os carros autônomos da Tesla são seguros o suficiente para andar na estrada sem causar acidentes e caos generalizado no trânsito.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments